Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA JANINE DE OLIVEIRA

DISCENTE: JÉSSICA JANINE DE OLIVEIRA
DATA: 26/11/2014
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia

Escolha de parceiro em peixe Betta splendes: melhor o bom ou o bonito?

Bold e shy; peixe; personalidade; preferencia da femea.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

A seleção sexual foi proposta por Darwin para explicar a presença de características custosas, que aparentemente trazem desvantagens para os animais que as expressam, por exemplo, a cauda do pavão e colorações chamativas de peixes e aves que podem atrair predadores. Nas últimas décadas foi comprovado que essas características podem ser usadas por fêmeas de várias espécies, desde crustáceos até nós humanos, para acessar a qualidade de um potencial parceiro sexual. Vários estudos mostram que características físicas são uma forma rápida da fêmea avaliar o parceiro e acessar sua qualidade genética e sanitária. No entanto, em espécies nas quais os machos são responsáveis ou auxiliares no cuidado parental, apenas a avaliação física se torna insuficiente para a completa avaliação por parte da fêmea. Nas duas últimas décadas, o papel da personalidade animal na aptidão vem sendo investigado e estudos mostram que a personalidade do cuidador pode estar relacionada com a sobrevivência da prole. Assim, o presente estudo propõe investigar se traços de personalidade podem influenciar fêmeas de Betta splendens na escolha de parceiro, para isso os machos serão classificados no contínuo bold-shy em duas tarefas: uma de exploração de ambiente novo e outra de contexto social (contato com macho desconhecido). Machos considerados consistentemente bold e shy serão apresentados em duplas para um teste de escolha de parceiro. Além disso, propomos relacionar o traço de personalidade do macho com a qualidade do ninho de bolhas produzido por ele, e, por fim, testar que característica tem maior valor para a escolha de fêmeas, se características morfológicas ou traços de personalidade.

Presidente - 1644341 - ANA CAROLINA LUCHIARI
Interno - 2696495 - RENATA GONCALVES FERREIRA
Notícia cadastrada em: 19/11/2014 13:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao