Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RODOLFO LOPES DE PAIVA CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RODOLFO LOPES DE PAIVA CAVALCANTI
DATA: 09/10/2014
LOCAL: Sala de Reuniões do Departamento de Fisiologia

Caracterização citoarquitetônica, neuroquímica e morfométrica da substância negra, área tegmental ventral e zona retrorubral do sagui (Callithrix jacchus).

Área tegmentar ventral, Callithrix jacchus, Citoarquitetura, Dopamina, morfometria, proteínas ligantes de cálcio, substância negra pars compacta, tirosinahidroxilase, zona retrorubral.

ÁREA: Psicologia

Sabe-se que o grupo das catecolaminas é integrado pela dopamina, noradrenalina e adrenalina e que a síntese dessas substâncias se dá de modo seqüencial, sendo a enzima tirosina-hidroxilase (TH) reguladora da fase inicial deste processo. Neste sentido, A 3-hidroxitiramina/dopamina (DA) é precursora da síntese de noradrenalina e adrenalina e ainda possui a capacidade de atuar como neurotransmissor na porção central do sistema nervoso (SNC). Nove núcleos encefálicos, nomeados de A8 ao A16 (mais o A17, presente na retina), têm DA como principal neurotransmissor. Destes, três núcleos estão dispostos na porção die-mesencefálica e são alvos de inúmeras pesquisas se consideradas as suas importâncias. Estudos outros demonstram que a Zona Retrorubral (RRF, grupo A8), a Substância Negra pars compacta (SNc, grupo A9) e a Área Tegmental Ventral (VTA, grupo A10) estão envolvidos em três complexas circuitarias, a mesostriatal, mesolímbica e mesocortical, e que estão relacionadas diretamente com diversas manifestações comportamentais como controle da motricidade, sinalização de recompensa na aprendizagem comportamental, motivação e nas manifestações patológicas da Doença de Parkinson e esquizofrenia. Todavia, muitos aspectos de caráter morfofuncional desses núcleos ainda continuam sem esclarecimentos. Considerando-se a relevância desses, o objetivo do trabalho será caracterizar morfologicamente os núcleos dopaminérgicos (A8, A9 e A10) do sagüi (Callithrix jacchus) mediante estudo citoarquitetônico, neuroquímico e morfométrico. O sagüi é um primata neotropical, cujas características morfofuncionais o aproximam dos seres humanos, fato este que repercute na adequabilidade de uso deste animal em pesquisa de ordem biomédica. Serão utilizados seis animais que, depois de anestesiados, serão perfundidos e os encéfalos, depois de removidos da calota craniana, serão seccionados em cortes coronais (espessura de 30 μm), montados em lâminas e submetidos à coloração pelo método de Nissl e imunoistoquímica para TH e proteínas ligantes de cálcio (Calbindina, Calretinina e Parvalbumina). As imagens obtidas passarão por estudo da disposição citoarquitetônica e morfométrica dos núcleos em questão.

Presidente - 2351800 - JEFERSON DE SOUZA CAVALCANTE
Externo à Instituição - MARCO AURÉLIO DE MOURA FREIRE - IINN