Banca de DEFESA: WALDEMAR ALVES DA SILVA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDEMAR ALVES DA SILVA NETO
DATA: 26/08/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

Tomada de decisão individual e aprendizado em formigas Ponerinae Dinoponera quadriceps forrageando em ambientes dinâmicos.


PALAVRAS-CHAVES:

Tomada de decisão. Formigas Ponerinae. Dinoponera quadriceps.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

No presente trabalho, avaliamos o efeito da distância do alimento, sucesso de captura e tamanho do alimento e taxa de recompensa nas decisões de forrageio tomadas por formigas da espécie Dinoponera quadriceps. Também investigamos, medindo o tempo de permanência em cada área, a influência do aprendizado no desempenho das operárias ao longo de sucessivas viagens. Foram simulados quatro cenários. Cada operária realizou 10 viagens em cada cenário. Cenário 1: operárias sempre encontravam alimento de alta qualidade; Cenário 2: operárias encontravam alimento de alta qualidade em somente 50% das viagens; Cenário 3: operárias encontravam alimento de alto e baixa qualidade com probabilidades de ocorrência de 0,5 para cada tamanho de alimento. Cenário 4: operárias tinham três possibilidades, encontrar alimento de alta qualidade (33%), encontrar alimento de baixa qualidade (33%) e não encontrar alimento. Em todos os cenários, havia duas rotas possíveis de exploração, uma com 300 cm e outra com 600 cm de comprimento. A pesquisa mostrou que operárias da espécie D. quadríceps tendem a retornar ao mesmo local onde o alimento foi encontrado na viagem anterior, não importando a distância, tamanho do alimento ou taxa de retorno. Nos casos de viagens sem captura, operárias eram mais propensas a trocar de área em busca de alimento. No entanto, no cenário 4 essa decisão de “troca” foi menos evidente, possivelmente pela maior dinâmica do cenário. Resultados também indicaram um processo de aprendizado das rotas de exploração assim como das condições das áreas de exploração. Com a repetição das viagens, forrageadoras reduziram o tempo de busca nas áreas nas viagens que não capturavam alimento e rapidamente trocavam de área.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149552 - ARRILTON ARAUJO DE SOUZA
Externo à Instituição - FELIPE NALON CASTRO - UnP
Externo à Instituição - NICOLAS GÉRARD CHÂLINE - USP
Notícia cadastrada em: 15/08/2014 12:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao