Banca de DEFESA: THIAGO BAPTISTELLA CABRAL

DATA: 02/06/2014
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia

SONO E MEMÓRIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Sono, Cochilo, Escola, Memória declarativa.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

O processo de escolarização envolve a aquisição de memórias declarativas de longo prazo. O sono tem um papel importante na aquisição deste tipo de memória. Apesar disso, são raros os estudos que envolvem o sono dentro do contexto escolar. O período inicial do sono é rico no sono de ondas lentas, e é comumente alcançado em um cochilo com duração aproximada de uma hora. Este período é muito importante para a consolidação da memória declarativa. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo foi avaliar a associação entre o cochilo com até uma hora de duração e a consolidação de longo prazo de memórias declarativas advindas de conteúdos curriculares. Durante oito semanas os estudantes foram divididos em dois grupos, os quais cochilavam na segunda ou na terça-feira após o aprendizado de conteúdos curriculares. Na sexta-feira os estudantes eram avaliados em um teste de múltipla-escolha contendo questões nas quais eles puderam e não puderam cochilar após as respectivas aulas. Os resultados revelam uma associação entre o cochilo com um tempo igual ou superior a 30 minutos e a consolidação de longo prazo de memórias declarativas.

Presidente - 1660044 - SIDARTA TOLLENDAL GOMES RIBEIRO
Interno - 1199136 - CAROLINA VIRGINIA MACEDO DE AZEVEDO
Interno - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO
Externo à Instituição - FERNANDO MAZZILLI LOUZADA - UFPR