Banca de DEFESA: ALINE LIMA DIERSCHNABEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE LIMA DIERSCHNABEL
DATA: 11/04/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

O tratamento com a fluoxetina (mas não com outros fármacos antidepressivo e ansiolíticos) reverte o déficit de memória aversiva causado por estresse agudo de contenção em camundongos.


PALAVRAS-CHAVES:

Memória aversiva, Aprendizagem, Ansiolítico, Antidepressivo, Estresse agudo de contenção, Camundongo.


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O fisiologista H. Selye definiu estresse como a resposta não específica do organismo a quaisquer fatores que coloquem em risco a homeostase (equilíbrio do meio interno) do indivíduo. Esses fatores, os agentes estressores, são capazes de ativar o eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal (HPA), resultando assim na resposta fisiológica ao estresse. Quando esse eixo é agudamente estimulado, ocorre um repertório de mudanças comportamentais e fisiológicas adaptativas ao indivíduo. Por outro lado, quando o eixo HPA é cronicamente estimulado, podem ocorrer modificações psicofisiológicas prejudiciais ao indivíduo, entre elas, efeitos sobre as funções cognitivas, como na aprendizagem e na memória, além do desenvolvimento de patologias, como os transtornos de ansiedade. Alguns fármacos utilizados na clínica para o tratamento de transtornos de ansiedade podem exercer efeitos sobre funções cognitivas, sobre o eixo HPA e sobre a ansiedade. Neste contexto, o objetivo de nosso estudo foi verificar os efeitos da administração aguda de quatro fármacos, o diazepam (DZP, 2 mg/Kg), a buspirona (BUS, 3 mg/Kg), a mirtazapina (MIR, 10 mg/Kg) e a fluoxetina (FLU, 10 mg/Kg) em camundongos machos submetidos ao estresse agudo por contenção, utilizando a tarefa de esquiva discriminativa em labirinto em cruz elevado, que avalia simultaneamente parâmetros de aprendizagem, memória e ansiedade. Nossos resultados demonstraram que (1) a administração do DZP e da BUS promoveu efeitos ansiolíticos nos animais, mas não a FLU; (2) a MIR causou efeito sedativo aos animais; (3) durante a sessão de treino, os animais tratados com BUS, MIR e FLU aprenderam a tarefa, por outro lado o grupo DZP demonstrou prejuízo na aprendizagem; (4) na sessão teste, animais tratados com DZP, BUS, e MIR mostraram déficit na discriminação entre os braços fechados, aversivo versus não aversivo, demonstrando um prejuízo na memória, entretanto, animais que receberam FLU não mostraram interferência na evocação dessa memória; (5) o estresse agudo não interfere na aprendizagem da tarefa, mas induz prejuízo na evocação da memória, sendo este prejuízo revertido apenas para o grupo tratado como FLU. Esses resultados sugerem que a administração aguda de fármacos com atividade ansiolítica e antidepressiva não interferem no processo de aprendizagem desta tarefa aversiva, mas prejudicam sua evocação, bem como o estresse agudo de contenção. Contudo, o antidepressivo fluoxetina foi capaz de reverter o déficit de memória promovido pelo estresse agudo, o que pode sugerir que a modulação, mesmo que agudamente da neurotransmissão serotoninérgica, por inibidores seletivos da receptação desse neurotransmissor, interfere no processo de consolidação de uma memória aversiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2527496 - ALESSANDRA MUSSI RIBEIRO
Externo à Instituição - DEBORAH SUCHECKI - UNIFESP
Externo ao Programa - 1720860 - VANESSA DE PAULA SOARES RACHETTI
Notícia cadastrada em: 24/03/2014 10:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao