Banca de DEFESA: ANDRE DE MACEDO MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE DE MACEDO MEDEIROS
DATA: 31/01/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de aula da Pós Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

Mudanças endógenas e exógenas nos níveis de estrógeno: efeitos sobre a amnésia induzida pela escopolamina em ratas intactas.


PALAVRAS-CHAVES:

Ciclo estral; Memória; Transmissão colinérgica; Ansiedade; Esquiva discriminativa.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Estudos com animais experimentais têm sugerido que o estrógeno ajuda a reduzir déficits cognitivos aumentando o estado funcional do sistema colinérgico. Porém, a maioria dos modelos que pesquisam o envolvimento desse sistema sobre a memória não consideram as variações hormonais naturalmente presentes em animais intactos. Neste estudo, procuramos avaliar a ação endógena e suprafisiológica do estrógeno sobre os déficits produzidos pela escopolamina (ESC) sobre a memória aversiva de ratas em diferentes fases do ciclo estral em uma tarefa de esquiva discriminativa em labirinto em cruz elevado (ED-LCE). Foram utilizadas ratas Wistar, as quais passaram por sessões de treino e teste em 3 experimentos: (I) Ratas em diferentes fases do ciclo receberam ESC (1 mg/kg i.p) ou salina 20 minutos pré-treino; (II) Ratas em diestro (DIE) receberam o mesmo tratamento em (I) mais valerato de estradiol i.m (VE; 1 mg/kg) ou óleo de gergelim (VEH) 45 minutos pré-treino; (III) Ratas em DIE receberam o mesmo tratamento em (I), mais VE ou VEH pós-treino. A sessão de teste foi realizada 24 horas após a sessão de treino em todos os experimentos. Os principais resultados mostraram que: (1) ESC induziu amnésia, comportamento ansiolítico e aumento da atividade motora em todos os experimentos e (2) prejudicou a aquisição da tarefa apenas para os animais em DIE; (3) o VE preveniu o prejuízo na aquisição induzido pela ESC e (4) alterou o processo de consolidação da memória, comprometendo ainda mais a evocação da tarefa quando administrado pós-treino. Os resultados indicam que alterações nos níveis de estrógeno endógeno ou suprafisiológico influenciam processos mnemônicos, sugerindo-se um papel da modulação da transmissão colinérgica nesses efeitos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1439078 - REGINA HELENA DA SILVA
Externo à Instituição - VANESSA COSTHEK ABILIO - UNIFESP
Externo ao Programa - 1720860 - VANESSA DE PAULA SOARES RACHETTI
Notícia cadastrada em: 17/01/2014 08:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao