Banca de QUALIFICAÇÃO: MELQUISEDEC ABIARE DANTAS DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MELQUISEDEC ABIARE DANTAS DE SANTANA
DATA: 06/11/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala da Pós-Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO CITOARQUITETÔNICA, PROJEÇÕES RETINIANAS E EXPRESSÃO DE PROTEÍNAS LIGANTES DE CÁLCIO DO SISTEMA VISUAL PRIMÁRIO DO Artibeus Planirostris.


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema visual primário, CTb, projeção retiniana, Artibeus planirostris.


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Em muitos vertebrados, particularmente primatas, a maior parte do cérebro é devotada ao processamento da visão, mais do que a qualquer outra modalidade sensorial. Isto talvez seja consequência da extrema complexidade da tarefa que é exigida da visão: classificar e interpretar a ampla faixa de estímulos visuais que os animais confrontam no ambiente físico. As projeções centrais das células ganglionares da retina distribuem a informação visual, na forma de potenciais de ação, a estruturas encefálicas com diversas funções. O complexo geniculado lateral, do qual a informação visual ascende ao córtex cerebral, onde será interpretada e evocada, o colículo superior, responsável por integrar sinais visuo-motores, e a área pré-tectal, envolvida no controle do reflexo pupilar à luz, constituem o sistema visual primário. Com o objetivo de estabelecer a configuração do sistema visual primário do Artibeus planirostris, foram realizadas injeções intra-oculares unilaterais da subunidade B da toxina colérica (CTb), com a finalidade de detectar-se os alvos das projeções retinianas, bem como imunoistoquímica para NeuN e coloração pela técnica de Nissl, com o objetivo de definir a citoarquitetura dos núcleos que formam o sistema visual primário. Quanto ao padrão citoarquitetônico e de projeções retinianas o núcleo geniculado lateral dorsal apresentou três camadas no nível médio com projeções predominantemente contralaterais. O colículo superior foi identificado como uma estrutura laminar composta por sete camadas, onde a marcação de fibras/terminais imunoreativos a CTb foi observada apenas no hemisfério contralateral, tendo como alvo principal a camada zonal. Foram identificados compondo o complexo pré-tectal os núcleos: pré-tectal medial (MPT), pré-tectal olivar (OPT), pré-tectal anterior (APT) e o trato óptico (OT), onde foi possível observar fibras/terminais imunoreativos a CTb nos núcleos OPT e OT com predominância contralateral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4363493 - EXPEDITO SILVA DO NASCIMENTO JUNIOR
Externo ao Programa - 7346484 - MIRIAM STELA MARIS DE OLIVEIRA COSTA
Notícia cadastrada em: 04/11/2013 14:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao