Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA PEREIRA CADÓRIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINA PEREIRA CADÓRIO DA SILVA
DATA: 05/11/2013
HORA: 17:00
LOCAL: Sala da Pós-Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

Identificação de sequências comportamentais em indivíduos de macaco-prego (Sapajus libidinosus; Sapajus flavius) mantidos em cativeiro.


PALAVRAS-CHAVES:

Sequências comportamentais; Bem-estar; Hormônios; Cadeia de Markov; Macaco-prego.


PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O estudo do comportamento é uma ciência em notável crescimento. Existe por isso uma necessidade de criar um conceito de comportamento abrangente. Mais do que pensar numa definição que explique o comportamento como uma unidade, devemos pensar num padrão, numa sequência de comportamentos. Através das sequências comportamentais podemos definir padrões normais e anormais. Padrões anormais seriam alterações dos padrões considerados normais, face a um desafio apresentado pelo ambiente, levando ao possível desenvolvimento de estereotipias. Com o aumento das espécies mantidas em cativeiro, surge uma preocupação do bem-estar animal. Avaliar o bem-estar de um animal em cativeiro é algo fulcral para inclusão de animais em programas de reintrodução. É sugerido neste trabalho que a avaliação do estado dos animais seja feita tanto a nível do estresse fisiológico como a nível comportamental. O objetivo do presente estudo é verificar se existem diferenças individuais nas sequências comportamentais de Sapajus flavius e Sapajus libidinosus mantidos em cativeiro. Utilizaremos o método de análise de cadeia de Markov, para obter sequências comportamentais normais e anormais, pareadas com análises dos níveis de cortisol, andrógeno e progesterona. Para a amostragem comportamental será utilizada a técnica de animal focal, durante 10 minutos, com registro do comportamento a cada 10 segundos. Os níveis hormonais serão estabelecidos a partir de amostras fecais, recorrendo à técnica de ELISA competitiva. Com os dados comportamentais é feita a análise de cadeias de Markov. São apresentados resultados preliminares para demonstração deste método de análise.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 350638 - MARIA DE FATIMA ARRUDA DE MIRANDA
Presidente - 2696495 - RENATA GONCALVES FERREIRA
Notícia cadastrada em: 04/11/2013 14:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao