Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUEIUTO DA SILVA JORGE

DISCENTE: JAQUEIUTO DA SILVA JORGE
DATA: 07/11/2013
LOCAL: Sala de aula da Pós Graduação em Psicobiologia

Estudo da herpetofauna associada à bromélia rupícola (Encholirium sp.), com ênfase na ecologia comportamental de Mabuya agmosticha (Squamata: Scincidae) em área de Agreste, Nordeste do Brasil

Anfíbios e Répteis, bromélias, semiárido, Caantinga.

ÁREA: Psicologia

As Bromélias constituem importante microhabitat, uma vez que elas fazem parte de um grupo de organismos cuja presença no ecossistema resulta em maior efeito de inclusão de novas espécies, sendo particularmente relevante para a herpetofauna. Isto porque as bromélias são frequentemente utilizadas como abrigo ou refúgio, devido à sua arquitetura foliar que possibilita a manutenção de umidade e temperatura relativamente constantes no seu interior. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivos estudar o uso e ocupação de espécies de Anfíbios e Répteis habitantes de bromélias rupícolas, com enfâse no estudo da ecologia comportamental de Mabuya agmosticha, especificamente focando nos fatores provomidos pelas bromélias que subsidiem cada parâmetro ecológico e comportamental testado. Os principais parâmetros a serem avaliados serão a dieta e o comportamento de termoregulação, relacionados com os fatores promovidos pelas bromélias.  O trabalho de campo para este estudo foi realizado no município de Santa Maria (5,854ºS, 35, 701º W; datum WGS84, 137 m elev.), mesorregião do Agreste potiguar, uma vez que neste município é comum a presença de afloramentos rochosos com grande adensamento de bromeliáceas do gênero Encholirium (Macambira), onde foi selecionado o maior afloramento da área e este divido em três transsectos de 15 mestros de largura por 200 de comprimento, onde as bromélias estavam compreendidas, estas foram vistoriadas diariamente a procura das espécies que foram observadas e/coletadas e registradas em um caderno de campo para posterior análise. Os resultados obtidos então compõem o primeiro capítulo da dissertação, no qual tem demosntrado uma grande riqueza de espécies que utilizaram as bromélias para diversas finalidades. Dezesseis espécies foram registradas (seis de lagartos, seis de serpentes e quatro de anfíbios e estes resultados são expressivos quando comparados a outros estudos sobre herpetofauna associada a bromélias. Estes resultados são de extrema importância para a consolidação do conhecimento sobre as interações entre animais e plantas, especialmente bromeliáceas, mostrando como estas relações podem ser favoráveis para ambos os grupos. A continuação deste estudo, agora focando mais detalhadamente em quais fatores são os responsáveis por promoverem estas associações, poderão revelar aspectos de grande valor biológico para o conhecimento das interações entre a fauna e flora, repercutindo em grandes avanços relacionados à conservação das espécies envolvidas nestas interações.

Interno - 1149552 - ARRILTON ARAUJO DE SOUZA
Presidente - 1121066 - ELIZA MARIA XAVIER FREIRE