Banca de QUALIFICAÇÃO: POLIANA GABRIELE ALVES DE SOUZA LINS

DISCENTE: POLIANA GABRIELE ALVES DE SOUZA LINS
DATA: 05/11/2013
LOCAL: Sala de aula da Pós Graduação em Psicobiologia

Preferência e competição alimentar em um grupo de Sapajus flavius
em fragmentos de Mata Atlântica de Goiana – Pernambuco

macaco-prego galego, preferencia alimentar, competição

ÁREA: Psicologia

O ambiente natural é variável na oferta de alimentos e os animais precisam estar sempre se adaptando as variações sazonais que surgem ao longo do tempo. Em períodos de escassez de alimentos preferidos, por exemplo, animais usam alimentos reservas para complementar a sua dieta. Animais em fragmentos florestais, em particular, estão potencialmente mais suscetíveis a essas adversidades e sofrem um maior risco de competição devido à baixa riqueza, diversidade e disponibilidade alimentar. As diferentes formas de competição podem ser um indicador comportamental da capacidade de suporte do ambiente. O objetivo desse trabalho é analisar as respostas comportamentais referentes a escolhas alimentares e tipo de regime de competição (direta ou indireta) frente as variações sazonais, apresentdas por macacos-prego galegos (Sapajus flavius), residentes em fragmento de Mata Atlântica da Bacia de Goiana no Estado de Pernambuco. Para isso serão usados os métodos de: i. Varredura, para obter dados de proximidade geral entre os animais e localização, ii. Animal Focal, para proximidade interindividual e escolha de alimentos e iii. Amostragens mensais de indicadores ecológicos (fenologia, número de frutos, peso de frutos e insetos). Espera-se obter com esse trabalho a composição de 2 artigos científicos a serem publicados em revistas de alto impacto. As informações obtidas nessa pesquisa poderão embasar medidas de proteção, translocação e re-introdução de macacos-prego galego.

Presidente - 2696495 - RENATA GONCALVES FERREIRA
Interno - 1863735 - RENATA SANTORO DE SOUSA LIMA MOBLEY