Antropólogo fala sobre os rituais em grupos no próximo dia 22, no Centro de Biociências

JC e-mail 4834, de 15 de outubro de 2013

27. Pesquisador da Universidade de Oxford ministra palestra na UFRN

O Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza no próximo dia 22, a palestra intitulada: Ritual, a comunidade e os conflitos, ministrada por Harvey Whitehouse, diretor do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva da University of Oxford.

O evento acontece a partir das 15h, na Sala da Pós-Graduação em Psicobiologia do CB e tem como objetivo analisar o papel do ritual na evolução da complexidade social. A iniciativa envolve a colaboração de 15 universidades em todo o mundo e examina o surgimento da postura ritual na infância, os efeitos psicológicos e comportamentais da realização de diferentes tipos de rituais em grupos, as consequências para a escala e a estrutura dos sistemas sociais humanos.

O antropólogo Harvey Whitehouse é uma figura de liderança na ciência cognitiva da religião, foi diretor-fundador do Instituto de Cognição e Cultura (Universidade Queen de Belfast) e do Centro de Antropologia e da Mente (Universidade de Oxford). Enquanto chefe da Escola de Antropologia da Universidade de Oxford, ele foi fundamental na criação do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva.

(UFRN)

Notícia cadastrada em: 21/10/2013 10:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao