Antropólogo fala sobre os rituais em grupos no próximo dia 22, no Centro de Biociências

JC e-mail 4834, de 15 de outubro de 2013

27. Pesquisador da Universidade de Oxford ministra palestra na UFRN
   
Antropólogo fala sobre os rituais em grupos no próximo dia 22, no Centro de Biociências

 

O Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza no próximo dia 22, a palestra intitulada: Ritual, a comunidade e os conflitos, ministrada por Harvey Whitehouse, diretor do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva da University of Oxford.

 

O evento acontece a partir das 15h, na Sala da Pós-Graduação em Psicobiologia do CB e tem como objetivo analisar o papel do ritual na evolução da complexidade social. A iniciativa envolve a colaboração de 15 universidades em todo o mundo e examina o surgimento da postura ritual na infância, os efeitos psicológicos e comportamentais da realização de diferentes tipos de rituais em grupos, as consequências para a escala e a estrutura dos sistemas sociais humanos.

 

O antropólogo Harvey Whitehouse é uma figura de liderança na ciência cognitiva da religião, foi diretor-fundador do Instituto de Cognição e Cultura (Universidade Queen de Belfast) e do Centro de Antropologia e da Mente (Universidade de Oxford). Enquanto chefe da Escola de Antropologia da Universidade de Oxford, ele foi fundamental na criação do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva.

 

(UFRN)

Notícia cadastrada em: 21/10/2013 10:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao