Banca de DEFESA: ULANA CRISTINA DE ARAUJO TAVARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ULANA CRISTINA DE ARAUJO TAVARES
DATA : 23/01/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sessão de videoconferência: https://meet.google.com/chk-tagt-zhf
TÍTULO:

Novos curativos biodegradáveis com biopolímeros e triterpeno α, β-Amirenona: Obtenção, caracterização e avaliação da atividade cicatrizante e anti-inflamatória in vivo.


PALAVRAS-CHAVES:

Filmes de quitosana; α, β-Amirenona; Caracterização físico-química, cicatrização; curativos; estudos in vivo.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

A α, β-amirenona (ABAME) é um composto natural da classe dos triterpenos, que apresenta grande potencial de atividade antiinflamatória, cicatrizante. Os filmes de quitosana são cada vez mais usados para uso tópico porque permitem uma liberação gradual do medicamento e apresentam muitas vantagens como biodegradáveis, flexíveis, duráveis e resistentes, não se rompem nem rasgam facilmente. Assim, o objetivo deste estudo é desenvolver, caracterizar e avaliar os filmes de quitosana incorporados com a α, β-amirenona, além de analisar a o efeito antiinflamatório e cicatrizante, visando a aplicação tópica no tratamento de lesões cutâneas. Os sistemas de ABAME foram avaliados pelas seguintes técnicas: FTIR, DR-X, DSC, TG e MEV. Na parte in vivo, o modelo animal foram os camundongos, sendo subemtidos a lesões no dorso e acompanhados por 14 dias para avaliação do processo cicatricial da lesão. Após a eutanasia, foram avaliados a quantificação das citocinas, a macroscopia das lesões e a análise histológica. A análise térmica demonstrou a incorporação da amostra e um aumento na estabilidade térmica do ABAME. Os espectros de FTIR dos filmes demonstraram interações ocorrendo entre ABAME e a matriz de quitosana. Os resultados de DRX mostraram picos em halos, característicos de compostos amorfos, indicando a amorfização do ABAME pela quitosana. Imagens de MEV mostraram o protótipo incorporado na matriz de quitosana de forma homogênea e com perda parcial da característica cristalina do ABAME puro. In vivo foi possível observar que a terapia com filmes incorporados com ABAME é bastante eficaz, visto que possui propriedades antiinflamatórias que auxiliaram no processo de cicatrização de lesões cutâneas, possibilitando avaliar esta evolução de forma macroscópica, histológica e com a citocinas dosadas no presente estudo. Neste estudo os fatores analisados sugerem que o curativo de quitosana com ABAME obtiveram um efeito regenerador nos camundongos, minimizando os parâmetros do processo inflamatório e progredindo a cicatrização. Sugere que se desenvolvam estudos observacionais dos efeitos em longo prazo dos curativos, além de outras análises que possam verificar se os mesmos não sofrem alterações ao longo do tempo, do mesmo modo avaliar a eficácia no tecido cicatrizado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1789788 - ADLEY ANTONINI NEVES DE LIMA
Externo à Instituição - EMERSON SILVA LIMA - UFAM
Externo à Instituição - JOSÉ LAMARTINE SOARES SOBRINHO - UFPE
Notícia cadastrada em: 10/01/2023 11:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao