Banca de QUALIFICAÇÃO: ELYS COSTA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELYS COSTA DE SOUSA
DATA : 21/10/2022
LOCAL: Link de acesso para videoconferência: https://meet.google.com/aai-atqt-zki

PROPOSIÇÃO DE PONTOS DE CORTE DE INDICES ANTROPOMÉTRICOS PARA PREDIÇÃO DE RISCO CARDIOMETABÓLICO

Índices antropométricos; Risco cardiometabólico; Síndrome metabólica; Distribuição de gordura corporal; Análise de curva ROC.

A promoção da saúde, a prevenção e a detecção precoce de fatores de risco de desenvolver doenças crônicas não-transmissíveis constituem importantes formas de combate, bem como diminuição da morbimortalidade associada à sua ocorrência. Métodos de fácil e rápida aplicação que possibilitem conhecer a magnitude dos fatores de risco cardiometabólico com a finalidade de efetuar o planejamento de intervenções de forma eficaz, minimizando os agravos das doenças crônicas e promovendo a saúde e a qualidade de vida das pessoas são muito importantes para prevenção, diagnóstico e tratamento, uma vez que a saúde pública brasileira não consegue proporcionar o acesso aos exames de rotina para toda a população. Assim, o objetivo do estudo é propor pontos de corte para índices antropométricos para a identificação de fatores de risco cardiometabólico e síndrome metabólica, bem como comparar sua capacidade preditiva. Trata-se um estudo descritivo de corte transversal. A amostra foi composta por 330 sujeitos de ambos os sexos com idades entre 18 e 59 anos, estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foram realizadas medidas de massa corporal, estatura e perímetro abdominal para calcular os índices antropométricos A body shape index, Body Roundess index, Circunferência da cintura e Relação cintura-quadril (ABSI, BRI, WC, RCE). O percentual de gordura foi verificado por meio de DXA (Dual Energy X-ray Absorptiometry), além de determinadas a partir da amostra sanguínea, as concentrações séricas de glicose de jejum, colesterol total, HDL-colesterol, LDL-colesterol e triglicerídeos. Também foi aferida a pressão arterial. Como resultados, os pontos de corte para o sexo feminino foram encontrados ABSI >0.073; BRI >1.81; WC >87.8 e WHtR >0.52; já para o sexo masculino foram encontrados os seguintes resultados ABSI >0.079; BRI >3.42; WC >90 e WHtR >0.5. Com base na sensibilidade e especificidade dos dados, pudemos observar que a WC obteve resultados excelentes para ambos os sexos, podendo ser amplamente aplicada na população brasileira, além do BRI que obteve melhores resultados para o sexo feminino e o RCE para o sexo masculino, obtendo pontos de corte ótimos para triagem do risco cardiometabólico e da síndrome metabólica. Além disso, ficou evidenciado que o ABSI não possui um bom poder preditivo para os fatores de risco analisados.

Presidente - 1055045 - MARCELA ABBOTT GALVAO URURAHY
Externa ao Programa - 3075907 - MICHELLE VASCONCELOS DE OLIVEIRA BORGES - nullExterna à Instituição - RAFAELA CATHERINE DA SILVA CUNHA DE MEDEIROS - UERN
Notícia cadastrada em: 04/10/2022 16:24