Banca de DEFESA: WENDELL MEDEIROS DE AZEVEDO

DISCENTE : WENDELL MEDEIROS DE AZEVEDO
DATA : 28/02/2020
LOCAL: SALA 1 DO PPGCF

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E BIOATIVA DO ÓLEO E DA MANTEIGA DE CACAY (Caryodendron orinocense Karst.) E AVALIAÇÃO DO EFEITO INDUTOR NA PRODUÇÃO DE LIPASE

Capacidade antioxidante; atividade antibacteriana; Aspergillus terreus; fermentação em estado sólido (FES).

O cacay (Caryodendron orinocense Karst.) e uma arvore tipica da Amazonia que apresenta uma composicao nutricional rica em acidos graxos poli-insaturados e compostos antioxidantes. No entanto, suas propriedades bioativas e seu potencial indutor lipidico sao pouco estudados. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades fisico-quimicas e bioativas do oleo e da manteiga de cacay e oleo de coco, como tambem o potencial indutor para a producao de lipase por Aspergillus terreus NRRL . 255 utilizando fermentacao em estado solido (FES). Inicialmente, realizou-se a determinacao do perfil dos acidos graxos e a caracterizacao fisico-quimica das amostras, alem da determinacao da capacidade antioxidante e atividade antibacteriana in vitro. Alem disso, residuos agroindustriais foram caracterizados visando o emprego como suportes solidos nao inertes para a FES. O potencial indutor lipidico para a producao de lipase fungica tambem foi avaliado e o processo de producao de lipase foi otimizado por delineamento experimental. Por fim, as lipases produzidas foram caracterizadas frente a influencia do pH, temperatura, ions metalicos e surfactantes. No que diz respeito ao perfil lipidico e as caracteristicas fisico-quimicas, o oleo de cacay apresentou uma elevada concentracao de acidos graxos poli-insaturados (58,32%) e alto numero de insaturacoes (116,35 cg I2.g-1). Em contrapartida, a manteiga de cacay e o oleo de coco apresentaram uma maior estabilidade contra a peroxidacao lipidica (7,77 e 5,99 meq.kg-1) e elevado percentual de acidos graxos saturados (69,09% e 78,4%), respectivamente. A fracao hidrofilica do oleo de cacay obteve destaque na quantificacao de compostos fenolicos totais (326,27 mg EAG.kg-1) e na capacidade antioxidante in vitro (156,57 ƒÊmol TE.g-1), segundo o ensaio de sequestro do radical DPPH. Alem disso, o oleo de cacay demonstrou atividade antibacteriana contra as bacterias gram-positivas Bacillus cereus (44,99%), Enterococcus faecalis (27,76%) e Staphylococcus aureus (11,81%). No que se refere a producao de lipase, o presente estudo encontrou no farelo de trigo boas caracteristicas como suporte solido nao inerte, como o alto indice de absorcao de agua (3,65 g H2O.g-1) e, como melhor indutor lipidico, a manteiga de cacay, com atividade lipolitica de 308,14 U.g-1. Apos otimizacao da producao de lipase por delineamento fatorial fracionario 25-1, os efeitos dos fatores temperatura e tempo foram considerados estatisticamente significativos e avaliados por delineamento composto central rotacional 22, sendo possivel encontrar o valor critico de 27,36‹C para a temperatura e atividade maxima de 2.867,18 U.g-1. Quanto a caracterizacao da lipase, uma atividade relativa maxima foi observada no pH 7,0 e na temperatura de 35oC e um efeito inibitorio foi encontrado para os ions Ca2+, Mn2+, Zn2+, Fe2+ e Cu2+. Um incremento de sua atividade foi percebido com a reducao da concentracao de dodecil sulfato de sodio (SDS) e aumento de Triton X-100. Por fim, o oleo de cacay apresentou uma rica composicao de acidos graxos poli-insaturados e propriedades bioativas que podem justificar sua exploracao industrial. Por outro lado, a manteiga de cacay mostrou ser um excelente indutor da atividade lipolitica, indicando potencial biotecnologico para a producao de lipases industriais.

Externa ao Programa - 2378605 - CRISTIANE FERNANDES DE ASSIS
Externo ao Programa - 1346198 - EVERALDO SILVINO DOS SANTOS