Banca de DEFESA: FABIO ALEXANDRE ARAUJO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO ALEXANDRE ARAUJO DOS SANTOS
DATA: 24/05/2013
HORA: 08:30
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO:

AS CRENÇAS DOCENTES SOBRE A CRIATIVIDADE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRIATIVAS: O CASO DO PROGRAMA DO ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RN


PALAVRAS-CHAVES:

Criatividade. Ensino Médio Inovador. Crenças. Conhecimento profissional. Profissionalização docente.


PÁGINAS: 343
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Estamos vivendo no século da criatividade, conforme Torre (2005), em que os sujeitos
precisam ser estimulados a criar e inovar nos processos de aprendizagem escolar. Nesse
sentido, a criatividade precisa ser compreendida como um bem cultural, um direito de
todos e uma condição histórica e cultural do sujeito, e não como uma capacidade
inerente ao sujeito ou pertencente alguns poucos eleitos. Para que a criatividade do
aluno seja estimulada, faz-se necessário, dentre outros elementos, que o conhecimento
profissional do professor considere as crenças como componente de seu processo de
profissionalização com o objetivo de reconhecer o seu papel e influências como guias
norteadores das ações profissionais docentes. Para tanto, a presente tese tem o objetivo
de estudar as crenças dos professores sobre a criatividade dos estudantes no Ensino
Médio Inovador. A escola, nessa perspectiva, mais especificamente, o ensino médio
precisa inovar-se, e nesse processo, o Programa Ensino Médio Inovador – PROEMI
emerge como uma das iniciativas das políticas públicas educacionais vigentes. Para
tanto, no intuito de fundamentar as nossas discussões, o nosso corpus teórico se
constituiu por Vygotsky (1930, 1987, 1998, 2009), Leontiev (????), Galperin (1981),
Llantada (1981), Martinez (2002, 2009), Nuñez (2010), Nakano (2007, 2011), Amaral
(2006, 2011), em relação à criatividade. No tocante às crenças discutimos à luz de
Rockeak (1981), Barcelos (2003, 2006), Marrero (2006), Pórlan (2003), Marcelo (2002,
2006, 2009), Pérez Goméz (2007) e, no que diz respeito ao ensino médio trazemos Pozo
(2008) Ramalho (2002), Mitrulis (2002), Bolívar (2006),Ramalho, Nuñez e Gauthier
(2003, 2005). Nessa pesquisa, os professores que atuam no ensino médio em escolas
estaduais na cidade de Natal e sua Região Metropolitana dentro do PROEMI
constituíram-se em nosso público-alvo. O instrumento de coleta de dados foi um
questionário normativo de crenças contendo perguntas fechadas e abertas. Para a
organização dos dados utilizamos os softwares estatísticos R. 2.15.1 e o Modalisa. O
tratamento dos dados se deu mediante análises estatísticas como a análise da média, do
desvio padrão e análise descritiva dos enunciados, assim como, a Análise de
Componentes Principais – ACP em relação aos resultados oriundos das perguntas
fechadas e a análise de conteúdo segundo Bardin (2006), em se tratando dos resultados
referentes às perguntas abertas. Os resultados corroboraram com a tese de que os
professores apresentam em suas crenças a predominância do enfoque tradicional ou
clássico da criatividade, ou seja, creem na criatividade como algo inato ao ser humano e
que se desenvolve independentemente dos fatores sociais e culturais. As principais
características do aluno criativo são a autonomia e o alto grau de originalidade em sua
aprendizagem. Suas crenças, em relação aos elementos que inibem a criatividade do
aluno apontaram que a escola, ao privilegiar os conteúdos escolares compromete a
criatividade dos alunos. Por fim, as áreas da Arte, da Educação Física e da Literatura
como disciplinas, que preferencialmente, desenvolvem a criatividade dos alunos no
contexto escolar. Assim, refletimos que as crenças dos professores se configuram de
forma reducionista e inatista e que precisam, urgentemente, ser repensadas para que não
continue a comprometer o desenvolvimento da criatividade do aluno no contexto
escolar, e nesse caso, as crenças se constituem em um dos elementos básicos da
profissionalização docente que precisam constantemente ser repensadas e incluídas nas
discussões sobre a formação e atuação docente, principalmente, dentro do PROEMI que
tem como objetivo principal inovar e estimular a criatividade dos alunos no ensino
médio.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA MARIA IORIO DIAS - UFC
Interno - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 243.248.414-20 - DANTE HENRIQUE MOURA - IFRN
Presidente - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Externo ao Programa - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES TIBURCIO
Externo à Instituição - TATIANA DE CÁSSIA NAKANO PRIMI - PUC-CAMPINAS
Notícia cadastrada em: 07/05/2013 09:04
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