Banca de DEFESA: GEORGIANE AMORIM SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEORGIANE AMORIM SILVA
DATA: 15/03/2013
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFRN
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DAS CATEGORIAS DE SKEMP DE COMPREENSÃO RELACIONAL E COMPREENSÃO INSTRUMENTAL EM TERMOS DA SUA NOÇÃO DE ESQUEMA


PALAVRAS-CHAVES:

Compreensão Relacional; Compreensão Instrumental; Esquema; Quaternos Pitagóricos.


PÁGINAS: 146
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente trabalho apresenta uma descrição sistemática acerca do que significa, segundo
Skemp, compreensão relacional e compreensão instrumental, no âmbito da aprendizagem
matemática, sendo que tivemos como norte à sua compreensão sobre esquema. Sobretudo,
analisamos alguns trabalhos acadêmicos, na área de Educação Matemática, que fizeram uso
das categorias de compreensão relacional e compreensão instrumental enquanto instrumento
avaliativo e detectamos que na maioria dos casos a análise é pontual. Diante disso,
considerando que o esquema inerente à compreensão relacional apresenta uma rede de ideias
conectadas e não isoladas, investigamos se a análise global, na qual considera-se a
compreensão da diversidade de conceitos contributivos à formação do conceito a ser
aprendido, é mais apropriada que a pontual, na qual considera a compreensão de conceitos de
modo isolado. Para tanto, aplicamos um módulo de ensino, tendo como conteúdo principal os
Quaternos Pitagóricos utilizando a História da Matemática e a obra de Bahier (1916). Com o
referido módulo de ensino obtivemos os dados para realizarmos tanto a análise global quanto
a pontual, utilizando como modalidade de pesquisa o Estudo de Caso, e consequentemente
realizamos nossas inferências acerca dos níveis de compreensão apresentados pelos sujeitos o
que nos possibilitou investigarmos a apropriação da análise global em detrimento da análise
pontual. Na oportunidade, comprovamos a tese que defendemos no decorrer do estudo e, além
disso, apontamos como contribuição da nossa pesquisa a evidência da necessidade de um
ensino de Matemática que promova a compreensão relacional e que avaliação a ser realizada
deve ser global, sendo necessário levar em consideração a noção de esquema e
consequentemente conhecer o diagrama esquemático do conceito a ser avaliado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Presidente - 6346565 - JOHN ANDREW FOSSA
Externo à Instituição - LILIAN NASSER - UFRJ
Externo à Instituição - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO - UFPB
Notícia cadastrada em: 12/03/2013 10:10
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