Banca de DEFESA: MARIA DA PAZ SIQUEIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA PAZ SIQUEIRA DE OLIVEIRA
DATA: 15/03/2013
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS/CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFRN

PENSANDO E AGINDO: ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR.

Prática pedagógica. Pensamento. Elaboração conceitual. Reflexão Crítica. Colaboração.

ÁREA: Educação

Este trabalho, intitulado pensando e agindo: estudo da relação entre o desenvolvimento do pensamento e a prática pedagógica do professor, tem como objetivo investigar a relação entre o desenvolvimento do pensamento teórico e a prática pedagógica de uma professora da educação infantil que atua numa escola pública de Natal/RN, com crianças com idades variáveis de quatro a cinco anos. Em termos específicos, pretendemos propiciar a continuidade de um processo de formação que permita a professora envolvida elaborar o significado dos conceitos que compõem os conhecimentos curriculares, especificamente, o conceito de família; ter domínio dos processos e procedimentos lógicos inerentes ao desenvolvimento do pensamento e a formação de conceito; mediar de forma consciente e planejada as etapas necessárias à efetivação dos processos de elaboração conceitual propícios ao desenvolvimento do pensamento. Para desencadear o processo investigativo, utilizamos os princípios do materialismo histórico-dialético enquanto método para análise, por compreendermos que, através dessa lógica, é que poderemos buscar os elementos que darão sustentação a uma mediação pedagógica que permita maior eficácia na compreensão dos fenômenos. Recorreremos à pesquisa colaborativa, uma vez que era nossa intenção desenvolver uma ação investigativa compartilhada, tendo em vista buscar meios para resolver os problemas da prática pedagógica. A investigação colaborativa possibilita ao sujeito partícipe refletir, ser pesquisador e co-construtor da sua prática. Assim, alguns procedimentos metodológicos foram considerados adequados para que pudéssemos alcançar os resultados desejados, como Reuniões, Planejamento, Ciclos de Estudos Reflexivos, Observação Colaborativa, e Sessões Reflexivas. Utilizamos a metodologia conceitual de Ferreira (2009) como suporte para a análise do conceito de família elaborado. Para fazer a análise desse processo nos utilizamos das teorizações de Vigotski, Rubinstein, Liublinskaia, Ferreira, Freire, entre outros. Podemos dizer que, na perspectiva da colaboração, a reflexão sobre a prática pode desencadear um novo olhar do professor sobre a sua prática pedagógica e o desenvolvimento do pensamento do seu aluno. Os resultados obtidos dão conta de que esse foi um trabalho bem sucedido no sentido de que percebemos uma relação estreita entre o que realizou a professora e as aprendizagens adquiridas pelos alunos. O sentido que a partícipe dá ao seu fazer possibilitou a abertura de caminhos para o desenvolvimento do pensamento, a partir do trabalho com a metodologia conceitual, revelando a consciência do significado da sua ação, e dialogando com as necessidades do aluno e trabalhando em função destas. Destacamos a importância da colaboração e do processo reflexivo para a formação e prática do profissional professor e as aprendizagens adquiridas com relação ao refletir crítico e colaborativamente, na argumentação e na reformulação das nossas ideias. Afirmamos que o que realizamos é apenas o começo de novos caminhos que surgirão pela necessidade que temos de busca, de descobertas e pela vontade de desenvolvermos ações produtivas, propiciadoras de condições para a expansão da formação profissional e da prática pedagógica do professor. As conclusões a que chegamos estão longe de se esgotarem, uma vez que é um tema complexo, que pode possibilitar o surgimento de novos estudos, de novas pesquisas, de novos conhecimentos.

Presidente - 345843 - MARIA SALONILDE FERREIRA
Interno - 1149623 - FRANCISCO CLAUDIO SOARES JR