Banca de DEFESA: ELIANA RODRIGUES ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANA RODRIGUES ARAUJO
DATA: 28/09/2012
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS/NEPSA/CCSA/UFRN
TÍTULO:

Efeitos de um programa de intervenção precoce baseado no modelo Mais que Palavras – HANEN, para crianças menores de 3 anos, com risco de autismo.


PALAVRAS-CHAVES:

Autismo. HANEN. Intervenção precoce focada na família.


PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Nas últimas décadas, estudos em intervenção precoce realizados com crianças com risco de autismo concluem não haver uma abordagem única que possa ser aplicada a todas as crianças com essa síndrome. Recomenda-se, no entanto, que os pais sejam envolvidos como agentes ativos nas intervenções de tratamento. O More Than Words-HANEN (HMTW) é um programa de capacitação criado especificamente para pais de crianças menores de cinco anos de idade, as quais apresentam características de Transtornos do Espectro do Autismo – TEA. A intervenção tem como objetivo a melhoria da competência social e da compreensão da linguagem da criança, bem como o fortalecimento dos pais. Até a atualidade, foram produzidos apenas três estudos com o objetivo de avaliar a eficácia da capacitação HMTW. A presente pesquisa visa ampliar o campo de investigação em intervenção precoce focada na família sob a abordagem desenvolvimentista, avaliando os efeitos da implementação de um programa de intervenção precoce, inspirado na capacitação do modelo HMTW. Participaram do estudo um menino de dois anos, com risco de autismo, sua mãe e sua babá. A pesquisa, conduzida na residência da criança, localizada na cidade de Mossoró/RN, utilizou delineamento quase experimental do tipo A-B-A (linha de base, tratamento e follow-up). As cuidadoras participaram de 100 horas de capacitação, distribuídas em 25 encontros semanais. Os resultados do estudo evidenciaram ganhos nos níveis de responsividade das cuidadoras durante a interação social com o menino, e indicaram aumento na frequência de turnos comunicativos e ampliação nas modalidades de comunicação da criança.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLO SCHMIDT - UFSM
Presidente - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Interno - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Externo ao Programa - 1805071 - MARIA DE JESUS GONCALVES
Notícia cadastrada em: 12/09/2012 15:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao