Banca de DEFESA: DIVOENE PEREIRA CRUZ

DISCENTE: DIVOENE PEREIRA CRUZ
DATA: 22/06/2012
LOCAL: AUDITÓRIO/NEPSA

O CURRÍCULO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA: CONCEPÇÕES E CRENÇAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA LEONÍSIA.

Currículo. Práticas Pedagógicas. Concepções e crenças. Educação de Jovens e Adultos.

ÁREA: Educação

A presente investigação trata do Currículo e das Práticas Pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos-EJA, e articula-se com as concepções e crenças dos professores assentados. O campo empírico desta investigação se constituiu na Escola Municipal Francisca Leonísia, localizada no Assentamento de Reforma Agrária Serra Nova, município de Florânia/Rn. Busca-se analisar a relação entre o Currículo e as Práticas Educativas da Educação de Jovens e Adultos-EJA e as concepções/crenças desses professores. Este trabalho fundamenta-se na pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo/reflexivo e faz uso da análise documental, entrevistas semiestruturadas e sessões reflexivas enquanto procedimentos metodológicos que asseguraram o alcance dos nossos objetivos na pesquisa. Esses procedimentos nos permitiram adentrar na prática curricular dos professores assentados e compreender como os mesmos pensam, elaboram e praticam o currículo da EJA na escola campo de pesquisa. A análise documental propiciou o repensar dos referenciais curriculares selecionados, Projeto Político Pedagógico e Proposta Curricular da EJA, a partir de uma leitura crítica das conceituações e concepções inscritas nesses referenciais, com vistas à construção e reconstrução de conceitos que resgatem a identidade das pessoas jovens e adultas do campo, inseridas no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra/MST. As sessões reflexivas se constituíram em espaços de formação coletiva e propiciaram ao grupo cooperador a autorreflexão e a reflexão coletiva acerca das concepções e crenças que permeiam o currículo e orientam as suas práticas educativas na EJA. Nesses espaços de formação também são discutidos a problemática atual, a construção de um projeto educativo do campo para EJA, as garantias de aprendizagem e a identidade cultural da EJA do campo, inserida no contexto do MST. Sob essa visão, conclui-se que as concepções e crenças dos professores assentados se relacionam diretamente com o currículo pensado, elaborado e praticado na EJA, bem como com as práticas educativas que permeiam esse currículo. Essa relação se dá em meio às adversidades da Educação do Campo, inserida no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, e requer o comprometimento desses professores para as mudanças necessárias a uma formação escolar crítica e emancipadora.

Externo ao Programa - 1149576 - ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVEDO
Externo à Instituição - JANE PAIVA - UERJ