Banca de DEFESA: VERUSKA DE ARAUJO VASCONCELOS GRANJA

DISCENTE: VERUSKA DE ARAUJO VASCONCELOS GRANJA
DATA: 16/04/2012
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/CE/UFRN

Fatores de sucesso e insucesso no desempenho acadêmico do alunado na UFRN.

Universidade. Sucesso acadêmico. Insucesso acadêmico.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Ingressar na Universidade e permanecer nela é um desafio para todos os estudantes que deixam o ensino médio e entram nesse nível de ensino. Os anseios por uma graduação se dão por vários fatores que apresentam repercussões decisivas na vida pessoal dos indivíduos que adquirem a formação em nível superior, tanto no que concernem as capacidades profissionais quanto às oportunidades econômicas. Várias são as trajetórias possíveis ao entrar em um curso superior. Os estudantes podem ser classificados pelo seu desempenho de sucesso ou insucesso devido a vários fatores intervenientes que interagem entre si. O propósito deste trabalho é identificar os fatores de sucesso e de insucesso no desempenho acadêmico dos alunos da UFRN. A partir desse objetivo desencadearam-se os seguintes objetivos específicos: Analisar a problemática da expansão e democratização da educação superior no Brasil e na UFRN, por meio dos programas federais e locais; Analisar as definições de sucesso e insucesso no ensino superior; Descrever fatores de sucesso e insucesso do alunado construído por meio de pesquisas já desenvolvidas; Identificar fatores que contribuem para o sucesso e insucesso do alunado na UFRN. Esse estudo se respalda na teoria da reprodução e seus avanços epistemológicos a fim de responder aos objetivos propostos. Para tanto foi realizada uma vasta revisão bibliográfica sobre o tema e analisados dados secundários de fontes estatísticas oficiais nacionais, regionais e locais sobre o assunto. Na delimitação dos dados a população pesquisada é referente aos alunos que ingressaram na UFRN por meio do vestibular nos anos de 2000 a 2010 e que cursaram no mínimo 1 semestre letivo. À luz das análises, interpretação do referencial teórico e dos dados resultantes da investigação, foi possível identificar os principais fatores influenciadores das categorias de sucesso e insucesso nesta universidade, fato que se destaca a seguir: Há que se considerar, a história escolar do aluno anterior ao ingresso na graduação;Outro ponto que merece destaque nas análises é a condição socioeconômica do aluno; Ainda incluída na categoria acima descrita (sucesso) a apropriação da cultura universitária, aqui neste trabalho é identificada a partir dos dados sobre o desempenho acadêmico. Os bons resultados são derivados também do envolvimento do aluno, nas disciplinas cursadas. O desempenho nessas disciplinas também refletem a participação dos alunos em campos de pesquisas, ambientes de estudo como bibliotecas, participação em eventos, congressos e seminários de sua área e atividades extra-classe. A trajetória de análise interpretativa dos resultados que este documento possibilita, seja levada para pontos de discussão em diversas instâncias e conselhos superiores com fins de melhorar os seus índices acadêmicos. Que seja possível também promover estratégias de orientação e de apoio ao aluno, para que ele persista na sua escolha.

Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 6347393 - ANTONIO CABRAL NETO
Externo ao Programa - 348094 - ILONEIDE CARLOS DE OLIVEIRA RAMOS
Externo à Instituição - ANA MARIA IORIO DIAS - UFC