Banca de DEFESA: ADAILSON TAVARES DE MACEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADAILSON TAVARES DE MACEDO
DATA: 31/03/2012
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFRN

A TEORIA DE DIENES NO ENSINO DE TRANSFORMAÇÃO DE
MEDIDAS DE COMPRIMENTO, ÁREA E VOLUME NO CURSO DE
PEDAGOGIA
NATAL/
A TEORIA DE DIENES NO ENSINO DE TRANSFORMAÇÃO DEMEDIDAS DE COMPRIMENTO, ÁREA E VOLUME NO CURSO DEPEDAGOGIANATAL/

ÁREA: Educação

A pesquisa teve como objetivo geral testar um módulo de ensino baseado na teoria de Dienes, focalizando o conteúdo de transformação de medidas de comprimento, área e volume. O estudo – baseado na teoria de Zoltan Paul Dienes – consistiu numa intervenção metodológica com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um estudo preliminar com 40 alunos – denominado avaliação diagnóstica – verificou que os alunos não compreendiam o conceito de transformação de medida, mas somente aplicar a tabela de conversão de medidas. A intervenção metodológica foi levada a efeito na turma de Pedagogia do 7º período da UFRN. Aplicou-se um pré-teste, um conjunto de atividades de ensino e um pós-teste. Este último foi utilizado como instrumento de avaliação da aprendizagem dos alunos. As respostas dos alunos foram avaliadas segundo o conceito de abstração reflexionante de Jean Piaget, um dos autores que influenciou a teoria de Zoltan Paul Dienes.
Palavras–chaves: Zoltan Paul Dienes. Jogos. Transformação de medidas. Abstração reflexionante. Ciências Cognitivas.

Interno - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Presidente - 1161650 - FRANCISCO PEREGRINO RODRIGUES NETO