Banca de DEFESA: PRISCILA FERREIRA RAMOS DANTAS

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS
DA EDUCAÇÃO INFANTIL, NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM
DEFICIÊNCIA.
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORASDA EDUCAÇÃO INFANTIL, NA INCLUSÃO DE ALUNOS COMDEFICIÊNCIA.

Educação Infantil; Educação Inclusiva; Concepções e Prática Pedagógica.

ÁREA: Educação

Esta investigação enfoca a educação inclusiva na educação infantil. O seu objetivo foi investigar e analisar as concepções e expectativas de professoras da Educação Infantil, de um Centro de Educação Infantil do Munícipio de Natal/ RN, sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas e suas implicações para aprendizagem dos alunos. Tendo como base teórica a perspectiva histórico-cultural, a pesquisa pautou-se pela análise qualitativa dos dados a partir do método de Estudo de Caso. Utilizamos como procedimentos metodológicos: análise documental, observação participante, diário de campo e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa três professoras da referida escola que tinham alunos com deficiência em suas salas de aula. Essas educadoras foram denominadas de: Rapunzel, Branca de Neve e Bela. A identificação das professoras foi baseada em nomes de personagens da literatura infantil tendo em vista, este estudo envolver professoras dessa modalidade de educação. Para a escolha do nome de cada professora utilizamos como critério a aproximação de características das personagens com as características atribuídas, por nós, às professoras, em seu fazer pedagógico. Os dados obtidos a partir das observações indicaram que a escola regular de educação infantil possibilita práticas pedagógicas que favorecem a participação e o desenvolvimento dos alunos com deficiência; como também, situações que podem criar barreiras para a aprendizagem e para o desenvolvimento dessas crianças. A análise dos dados da entrevista feita a partir da análise de conteúdo de Bardin (1994) baseou-se nos estudos de Cunha (2011), Bruno (2006,2008), Mantoan (2006,2008), Paniagua, Palácios (2007), entre outros. Os dados revelaram concordância e divergências de concepções e expectativas sobre as questões que envolvem a inclusão na educação infantil. Os resultados evidenciaram ainda que, estratégias de ensino, vínculos afetivos, sensibilidade e a própria rotina da educação infantil são fatores que podem favorecer a proposta inclusiva, mas também é necessário um maior atendimento às diferenças individuais de cada criança no sentido de potencializar o seu desenvolvimento. O estudo, também, revelou falta de apoio pedagógico às professoras, o desconhecimento delas quanto as orientações e estratégias que contemplem a diversidade dos alunos; a importância de ter concepções positivas a respeito da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno com deficiência e a necessidade de uma formação pedagógica e de um trabalho coletivo na escola que conte com a colaboração de todos: pais, direção, coordenação na busca de uma escola inclusiva. Acreditamos que este estudo apontou questões relevantes a serem foco de novas pesquisas, uma vez que, o tema ainda é carente de estudo , sendo assim, ressaltamos, a importância da realização de pesquisas que deem continuidade a este trabalho.
Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Inclusiva; Concepções e Prática Pedagógica.

Presidente - 3315373 - LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA
Interno - 6347260 - MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO