Banca de DEFESA: WHARTON MARTINS DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WHARTON MARTINS DE LIMA
DATA: 22/03/2012
LOCAL: A DEFINIR

CAMINHANDO PARA O CONCEITO DE LIMITE NUMA ÓTICA CONSTRUTIVISTA

Limites. Construtivismo. Compreensão Relacional. Compreensão Instrumental.

ÁREA: Educação

A presente tese discute sobre uma pesquisa metodológica realizada, que trata sobre a construção do conceito de limites junto aos alunos do IFRN. A metodologia consiste nas resoluções de atividades emuladoras aplicadas em grupos como uma ação cooperativa, promovendo arguições que encaminhem o aluno a uma reflexão sobre aproximações, sequências e continuidade, e concluindo com o conceito de limite. O suporte matemático deste estudo foi embasado nos livros de Cálculo Diferencial e Integral usado nas Universidades Federais e nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia do Brasil. Como pressupostos teóricos, a pesquisa se baseia na Teoria Psicogenética de Jean Piaget para compreender os processos de aprendizagem. A análise dos resultados teve como referencial teórico para validação os critérios de compreensão instrumental e compreensão relacional segundo Richard Skemp.

Interno - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Interno - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA