Banca de DEFESA: SILCIA SOARES DA SILVA

DATA: 16/03/2012
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS DO NEPSA/CCSA/UFRN

Natal

Trajetórias de estudantes da rede pública que ingressam, permanecem e obtém êxito numa universidade públicaNatal

ensino superior, acesso e permanência, trajetórias.

ÁREA: Educação

O acesso e permanência de estudantes universitários tem estado presente nos debates atuais relacionado ao Ensino Superior. Muitas políticas de acesso e medidas são realizadas no intuito de diminuir as desigualdades e favorecer estudantes com menos chances de ingressar no Ensino Superior, como os alunos oriundos da educação básica pública, que ainda apresenta uma qualidade abaixo da desejável. Quando estes estudantes conseguem concluir o Ensino Médio, passam no vestibular e ingressam no Ensino Superior são considerados vitoriosos. Portanto, esse estudo, a nível de Mestrado, desenvolvido junto ao grupo de pesquisa Formação e Profissionalização Docente do PPGed/UFRN, teve como objetivo investigar a trajetória de estudantes da rede pública que ingressaram em uma universidade pública. Entrevistamos 12 estudantes, sendo 6 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e 6 da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), de diferentes cursos de graduação. Propomos conhecer como se deu esse percurso dentro da Universidade, no que diz respeito a preparação para o vestibular, a motivação da escolha do curso, o primeiro ano na universidade, os hábitos de estudos, a relação com o aprender e as perspectivas para o futuro dos estudantes entrevistados. Apoiamos nos estudos de Zago (2006), Ramalho (2003), Charlot (1997), Galland et Gruel (2009), Coulon (2008), Tinto (1993), Doray e a equipe Canadense do Cirst (2009). A entrada na universidade contempla um processo triplo, institucional (regras formais e informais), intelectual (os componentes cognitivos e acadêmicos) e social (vida social dentro da universidade).. O estudante entra para a universidade e se depara com uma nova cultura, novos saberes e vai ter que aprender a ser universitário. Superando o tempo de estranheza e passando bem para o processo de aprendizagem das regras, dos códigos do seu novo status e tendo uma acomodação de sua posição como estudante na universidade, chega, enfim, o tempo de afiliação, ou seja, o momento da admissão, o estudante se sente “veterano,” e pode-se dizer que passou os perigos do abandono e poderá permanecer com sucesso. É de grande pertinência esse estudo realizado para trazer conhecimentos novos sobre os estudantes da rede pública,. Será á uma contribuição no campo das políticas de acesso, permanência e acompanhamento pedagógico dos alunos dentro dessa instituição.
Palavras chaves: ensino superior, acesso e permanência, trajetórias.

Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ