Banca de DEFESA: FRANCISCO CANINDE DA SILVA

DISCENTE: FRANCISCO CANINDE DA SILVA
DATA: 02/03/2012
LOCAL: A DEFINIR

Este trabalho de investigação tem como objeto de estudo o currículo praticado no cotidiano da Educação de Jovens e Adultos e considera em seu bojo de discussão as concepções do conhecimento de regulação e emancipação. O nosso campo de pesquisa se relaciona aos saberes/fazeres das professoras da referida modalidade de ensino, no Centro Educacional Dr. Amorim-CEPA, no município de Assú/RN e está articulado com o desejo emergente de entender como as professoras investigadas têm pensado, organizado e praticado o currículo de modo a considerar as diversas situações que se fazem presentes no cotidiano escolar. Nosso percurso foi orientado pela necessidade de refletir acerca da realidade curricular da EJA, a fim de melhor compreender e significá-la, estudar as relações complexas do currículo regulamentado na prática cotidiana das professoras da EJA, bem como compreender, a partir dos saberes/fazeres das professoras, as concepções que norteiam suas práticas pedagógicas e curriculares. Neste sentido, recorremos aos fundamentos da pesquisa qualitativa, adotando os procedimentos da pesquisa documental, entrevista semiestruturada e observação participante, que nos permitiu adentrar num universo de dimensões, que agregam sentidos e significados diferenciados, pois as formas de uso dos praticantes são diversas e singulares, na medida em que inscrevem no cotidiano escolar suas marcas e definem suas identidades. A predominância de uma prática pedagógica com cariz tradicional resultante de um processo de formação e experiência docente; as linhas de fuga, volatilidades e inventividades promovidas pelas circunstâncias do cotidiano são algumas das conclusões a que chegamos a partir dos contextos investigados. Dessa realidade, entendemos que a prática das professoras oscila entre a regulação curricular prescritiva e emancipatória, constituindo uma rede de saberes/fazeres/poderes, complexa e desafiadora a ser compartilhada nos processos de formação continuada, no aprofundamento conceitual da temática currículo e na compreensão relacional da existência de diferentes saberes/fazeres criados, usados e produzidos no/do/com o cotidiano escolar da Educação de Jovens e Adultos.
Palavras-chave: EJA. Currículo. Cotidiano escolar. Saberes/fazeres.

O CURRÍCULO PRATICADO NO COTIDIANO DA EJA: REGULAÇÕES E EMANCIPAÇÕES NA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL DR. PEDRO AMORIM.

EJA. Currículo. Cotidiano escolar. Saberes/fazeres.

ÁREA: Educação

Interno - 1149344 - MARCIA MARIA GURGEL RIBEIRO