Banca de DEFESA: EUCLIDES TEIXEIRA NETO

DISCENTE: EUCLIDES TEIXEIRA NETO
DATA: 29/02/2012
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFRN

O GRUPO ESCOLAR DESEMBARGADOR VICENTE DE LEMOS: Presença da professora Anália Maciel (1936-1946)

História da Educação. Instituição Escolar. Leitura.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Este estudo tem como propósito reconstruir a História da Educação do Grupo Escolar Desembargador Vicente de Lemos e as atividades exercidas pela professora Anália Maciel, na cidade de Senador Elói de Souza, situada na região Agreste do Estado do Rio Grande do Norte. Utilizamos como fontes documentais os registros disponíveis no jornal A República e Diário de Natal, noArquivo Público do Rio Grande do Norte, além de entrevistascom contemporâneos que vivenciaram a criação desse estabelecimento de ensino e foram alunos da referida professora. Os resultados desta pesquisa fornecem subsídios parauma leitura da educação de Senador Elói de Souza e reflexões acerca das práticas pedagógicas da época a fim de compreendermos um passado– ainda tão presente– e todo o processo de desenvolvimento da educaçãono contexto da própria história de Senador Elói de Souza. Constatamos, ainda, que a criação desse Grupo Escolar representou um marco na educação deste município, contribuindo de forma determinante na formação dos alunos.

Interno - 1149638 - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - UFPB
Presidente - 1149346 - MARIA ARISNETE CAMARA DE MORAIS
Interno - 6347203 - MARLUCIA MENEZES DE PAIVA