Banca de DEFESA: ADELIA DIEB UBARANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADELIA DIEB UBARANA
DATA: 09/09/2011
LOCAL: AUDITÓRIO DO NEPSA/CCSA/UFRN

EM QUE CONTEXTOS APRENDERAM A ENSINAR OS PROFESSORES QUE PROPICIAM APRENDIZAGENS PERTINENTES À ALFABETIZAÇÃO?

Educação. Formação de professores. Professores alfabetizadores. Alfabetização.

ÁREA: Educação

Com o presente trabalho, objetivamos investigar, no percurso formativo de professores que conseguem alfabetizar crianças na escola pública, contextos por eles percebidos como originários e propiciadores dos modos de ação didático-pedagógicos definidores de sua prática exitosa. Ancorada em um marco teórico-metodológico multirreferencial que envolveu, de modo especial, a abordagem histórico-cultural, o paradigma indiciário e os aspectos das histórias de vida, nossa investigação tomou como sujeitos três professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental que atuam em três escolas públicas da cidade de Natal-RN. Mediante múltiplas sessões de entrevistas semiestruturadas e entrelaçando o passado com o presente em narrativas, as professoras rememoraram seus percursos formativos e identificaram, no movimento íntimo de sua constituição pessoal e profissional, em que radicam os sentidos que orientam suas práticas e que se aproximam de significações sociais relativas às teorizações que compõem, na atualidade, um novo paradigma em relação à alfabetização. Compreendemos que a apropriação de modos próprios de funcionamento psíquico – de pensar, sentir, agir – constitui-se como uma conversão de modos sociais em modos individuais, como significação – constituição de sentidos em situações de relação social. Nessa perspectiva, encontramos os seguintes contextos de aprendizagem das ações de alfabetizar das professoras: em vivência na infância; vinculados à formação inicial e vinculados à formação continuada. Desvelamos ainda que desses/nesses contextos a constituição dos sentidos se mostra como: relacional; mediacional; dialógica; contraditória, nem sempre harmônica; multidimencional, ao envolver cognição, emoção e volição; singular e plural, por ser única, não repetível, múltipla e semelhante; e, por fim, imprevisível quanto ao momento de sua constituição, mas previsível quanto à sua natureza sígnica e dialógica. Os resultados do processo investigativo apontam que o processo de formação de professor é sempre histórico, social, longo, complexo, não completamente acabado nem precisamente definido; e que compreendendo melhor a constituição das professoras aventamos possibilidades teóricas de renovação das práticas da formação profissional de professores.

Presidente - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
Externo à Instituição - INÊS CRISTINA DE MELO MAMEDE - UFC