Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA
DATA: 15/08/2011
LOCAL: AUDITÓRIO DO NEPSA/UFRN

A TEMÁTICA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:  POLÍTICAS, GESTÃO ACADÊMICA E PROJETOS DE FORMAÇÃO NOS CURSOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

Globalização. Políticas ambientais. Gestão. Educação superior. Formação.

ÁREA: Educação

O estudo sobre a Temática Ambiental na Educação Superior – políticas, gestão acadêmica e projetos de formação nos cursos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, foi realizado com o objetivo de analisar a inserção da educação ambiental na educação superior, a partir do que determinam as principais políticas ambientais no Brasil, formuladas nas três últimas décadas, tendo como campo empírico a UERN. Para a realização da pesquisa, utilizamos como procedimentos metodológicos revisão bibliográfica e análise documental centrada nos documentos gerais das políticas de meio ambiente e educação ambiental, bem como documentos relativos ao campo empírico da pesquisa: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); as matrizes curriculares e os projetos pedagógicos de cursos de graduação selecionados. Realizou-se, também, entrevistas com docentes, gestores e um técnico da Instituição. A análise foi desenvolvida a partir da perspectiva histórica e dialética, buscando compreender os fatos em sua totalidade. Os resultados analisam o aprofundamento da crise ambiental intensificada pelo desenvolvimento histórico do capitalismo que na atualidade se expressa sob o processo de globalização. Demonstram ainda que as políticas ambientais implementadas trouxeram novas demandas formativas para as instituições educativas (escolas e universidades), exigindo destas um compromisso com a inserção da temática no âmbito da formação. Apesar disto, o tema meio ambiente é pouco referenciado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UERN), ainda que as entrevistas realizadas tenham demonstrado clareza conceitual sobre à sua importância e do papel da universidade quanto à sua mediação no contexto local. As ações desenvolvidas se caracterizam por iniciativas pontuais e descontínuas. Entre outros fatores, essa realidade é determinada pela estrutura compartimentalizada da universidade e excessiva valorização da chamada formação específica. Porém, incide também sobre esse processo os determinantes das políticas educacionais em curso que, através de mecanismos diversos, como a ênfase na competitividade e uma concepção de adequação da educação ao mercado de trabalho, tencionam as instituições educativas a se adequarem às suas diretrizes políticas. Verificou-se  que, em função da ausência de autonomia financeira, a instituição busca aporte financeiro em órgãos externos, sendo suas ações pautadas pelos objetivos expressos em editais, principalmente no que se refere à pesquisa e à extensão. A análise sobre a inserção da temática nos projetos pedagógicos dos cursos demonstrou que prevalece a disciplinarização do conhecimento, sendo que na maioria dos cursos, as disciplinas relativas ao meio ambiente e educação ambiental é de caráter optativo. O projeto pedagógico do curso de pedagogia apresenta uma experiência diferenciada e, ao nosso entendimento, mais avançada, porém mantém o mesmo viés metodológico, observado nos demais cursos, concentrando o estudo da temática em uma área específica de aprofundamento de estudos – a educação ambiental. Consideramos que, mesmo no contexto analisado, as iniciativas existentes atualmente na UERN se apresentam como relevantes.  Ainda que não se constituam uma intervenção da Universidade de forma articulada na problemática ambiental local, expressam que a comunidade acadêmica não está alheia à temática atuando sobre a mesma a partir da capilaridade da qual é detentora, da subjetividade de cada segmento acadêmico e das possibilidades postas pela realidade concreta.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Interno - 6347393 - ANTONIO CABRAL NETO