Banca de DEFESA: DEBORA MARIA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DEBORA MARIA DO NASCIMENTO

DATA: 06/07/2011

LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO

SABERES DOCENTES NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA CONSTRUÇÃO REFLEXIVA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Saberes docentes. Ensino-aprendizagem. Reflexão. Investigação colaborativa.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

O presente estudo tem como objetivo analisar com professoras do ensino fundamental os saberes mobilizados na organização do processo de ensino-aprendizagem e suas implicações na dinamização desse processo. A investigação foi desenvolvida com duas professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do município de Pau dos Ferros-RN. Adota como fundamento a noção de saber como um conjunto de relações individuais e sociais que os sujeitos mantêm com o mundo e consigo mesmo, na relação com o ensinar e o aprender. Considera, ainda, que tais saberes são processos mediados, (re)construídos e mobilizados pelo exercício da reflexão, em contextos dialógicos e interacionais na relação com o outro. A abordagem colaborativa foi o referencial teórico-metodológico que orientou o processo de investigação-formação. Ao escolher a investigação colaborativa como orientação do caminho investigativo, parte do pressuposto de que a reflexão crítica e colaborativa desenvolvida com as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental contribui para explicitar e ressignificar os sentidos atribuídos aos saberes que estas mobilizam na organização do ensino-aprendizagem e suas implicações nesse processo. Os resultados do processo investigativo e reflexivo desenvolvido com as professoras demonstram que os saberes da trajetória familiar, escolar, acadêmica, profissional e do trabalho vivido constituem o saber-ser docente, e que esses saberes implicam-se na dinâmica do processo de ensinar-aprender, mas nem sempre as professoras tomam consciência deles. A reflexão crítica e colaborativa, mediada pelas ações do descrever, informar, confrontar e reconstruir, oportunizou às partícipes da pesquisa a percepção dos saberes de si e do outro, das dificuldades e das possibilidades na organização do processo de ensino-aprendizagem.

Interno - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
Interno - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Interno - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Externo à Instituição - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA - UFPI