Banca de DEFESA: EVALDO ROBERTO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: EVALDO ROBERTO DE SOUZA

DATA: 28/04/2011

HORA: 08:00

LOCAL: AUDITÓRIO DO NEPSA/CCSA/UFRN

TÍTULO:

A representação social de educação tecnológica de docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: CEFETs do Rio Grande do Norte - Natal e do Amazonas - Manaus.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação tecnológica; Educação profissional; Representações Sociais; Procedimento de Classificações Múltiplas.


PÁGINAS: 159

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

RESUMO:

O objetivo deste trabalho foi pesquisar a representação social de educação tecnológica dos
docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT). A pesquisa foi
desenvolvida de (2007) a (2010), da qual participaram 275 docentes, sendo 135 do Centro
Federal de Educação Tecnológica (CEFET) do estado do Amazonas, unidade sede em
Manaus e 140 do CEFET do estado do Rio Grande do Norte, unidade sede em Natal.
Adotamos a concepção de educação tecnológica como sendo o nível superior da modalidade
Educação Profissional, ou seja, os cursos superiores de curta duração denominados
tecnológicos ou cursos de Tecnologia. A RFEPT congrega centenas de instituições
vinculadas, coordenadas e supervisionadas pela Secretaria de Educação Profissional e
Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC). Apesar de muitas destas
instituições ministrarem cursos de educação tecnológica não encontramos nenhuma pesquisa
que abordasse tal objeto sob a ótica da Teoria das Representações Sociais (TRS). Buscamos
desvendar a representação social de educação tecnológica dos docentes adotando a abordagem
processual da TRS. Tal abordagem se caracteriza por um enfoque qualitativo, centrado nos
aspectos significantes da atividade representativa e nos mecanismos de formação da
representação. Assim, procuramos conhecer a sócio gênese da representação, nas articulações
entre discursos, instituições e práticas sociais. Iniciamos a pesquisa através da leitura crítica e
de uma perspectiva analítica sobre documentos históricos e normativos da educação
profissional e tecnológica brasileira, do início do século XX até os dias atuais. Adotamos o
Procedimento de Classificações Múltiplas (PCM) a partir da Técnica de Associação Livre de
Palavras (TALP) para acessar os elementos do conteúdo representacional. Para análise dos
dados da TALP e seleção das principais palavras/expressões do campo semântico relativo à
educação tecnológica utilizamos o software Hamlet II. Para análise dos dados do PCM,
Classificação Livre (CL) fizemos uso do SPSS® (Statistical Package for the Social Sciences)
versão 17.0 e utilizamos o método de análise de escalonamento multidimensional -
Multidimensional scaling - (MDS). A saída (output) do MDS central toma a forma de um
conjunto de gráficos de dispersão - "mapas perceptuais" -, nos quais os pontos são os
elementos do conteúdo representacional. Para análise dos dados da classificação livre
utilizamos o método escalonar multidimensional - MSA (Multidimensional Scalogram
Analysis) - que faz uso dos dados originais em sua forma bruta e possibilita que os dados
categóricos sejam interpretados no mapa como medidas de (di)similaridade. Para auxiliar a
compreensão das configurações dos mapas perceptuais da CL utilizamos a Análise de
Conteúdo dos fragmentos de discurso dos docentes entrevistados. Os resultados encontrados
confirmam nossa hipótese inicial quanto à presença de uma mesma trama sócio-cognitiva
entre os sujeitos pesquisados, que serve de base a uma representação social de educação
tecnológica alinhada ao histórico pressuposto da dicotomia entre trabalho intelectual e
trabalho manual. Apesar dos três elementos representacionais aglutinadores dos conteúdos
representacionais, os mapas perceptuais elaborados a partir das estatísticas MSA explicitam a
citada dicotomia, com exceção para o mapa referente ao subgrupo de docentes com formação
na área de ciências humanas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARMINDA RACHEL BOTELHO MOURÃO - UFAM
Interno - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Interno - 1149390 - JOAO MARIA VALENCA DE ANDRADE
Presidente - 423406 - MARIA DO ROSARIO DE FATIMA DE CARVALHO
Externo à Instituição - MARILEIDE MARIA DE MELO - UFPB
Interno - 1149636 - MOISES DOMINGOS SOBRINHO
Notícia cadastrada em: 04/04/2011 11:39
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