Banca de DEFESA: JOAO BOSCO FILHO - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JOAO BOSCO FILHO

DATA: 13/12/2010

HORA: 14:00

LOCAL: SALA F2 - SETOR V/CCSA/UFRN

TÍTULO:

As lições do vivo: a natureza e as ciências da saúde.


PALAVRAS-CHAVES:

Ciências da Vida. Saberes da Tradição. Lições do vivo. Formação em Saúde. Complexidade.


PÁGINAS: 158

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

RESUMO:

As ciências da saúde, apoiadas nos argumentos das ciências modernas, assumem em grande parte o conhecimento científico em sua linearidade. Como consequência desse modelo, a condição humana é reduzida ao domínio mecânico e biológico. Essa matriz de conhecimento fomenta um processo de formação dos profissionais de saúde que dificulta uma prática integral, capaz de visualizar a saúde de forma ampliada, conforme preconizam os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, atual política pública de saúde do Brasil. Nesse contexto, torna-se urgente a formulação de estratégias reunificadoras, capazes de construir um olhar ampliado para a formação em saúde. Esta tese tem por suporte as ciências da complexidade e reconhece o homem como parte integrante da natureza, da qual é dependente. Daí porque, talvez, seja urgente reconhecer que a natureza estendida – para além do propriamente humano – é pródiga em mensagens para as quais os profissionais da saúde precisam estar atentos. Identificar e ouvir as lições do vivo podem ajudar a entender o domínio da vida e possibilitar intervenções mais sensíveis no cuidar do humano. A proposição de uma nova prática em saúde foi influenciada pelos macroargumentos filosóficos, antropológicos e epistemológicos de Claude Lévi-Strauss. De igual forma, as hipóteses do limite difuso entre vivo e não-vivo e de uma comunicação ampliada entre o homem e todas as coisas do mundo redimensionam na tese concepções levistraussianas. Henri Atlan, Jean-Marie Pelt e Francisco Lucas da Silva são aqui operadores cognitivos que dão atualidade às ideias de Lévi-Strauss. São sobretudo essas quatro matrizes de pensamento que compõem, nesta tese, a estratégia de operar o pensamento complexo na área das Ciências da Vida. Autorizar as lições da natureza viva permite refletir sobre a cegueira e a surdez que são impressas na formação, acionando canais para a escuta de outras linguagens para religar os conhecimentos e operar efetivamente a integralidade na formação em saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347048 - MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA
Interno - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Interno - 347167 - WANI FERNANDES PEREIRA
Externo ao Programa - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Externo à Instituição - JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA - UERN
Externo à Instituição - MARIA CANDIDA BORGES MORAES - UCB
Notícia cadastrada em: 22/03/2011 14:56
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