Banca de DEFESA: KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA

DATA: 25/03/2011

LOCAL: SALA F2 - SETOR V/CCSA/UFRN

Formação continuada em serviço: um caminho possível para ressignificação da prática pedagógica, numa perspectiva inclusiva.

Formação de Professor. Educação Continuada. Educação Inclusiva. Educando com deficiência. Prática Docente.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

O processo de inclusão escolar de educandos que apresentam deficiência tem despertado no professor uma série de questionamentos em relação a como conduzir a sua prática pedagógica. Nesse contexto, acreditamos que um dos caminhos possíveis para efetivação do processo de inclusão escolar envolve um investimento na formação continuada em serviço, de modo a possibilitar condições para maior qualidade do ensino e da aprendizagem. Visando contribuir com a formação de professores no processo de inclusão escolar de alunos que apresentam deficiência, desenvolvemos uma pesquisa-ação, tomando por base os estudos de Barbier (2007). A investigação, realizada em uma escola da rede municipal de ensino, em Natal/RN, envolveu a participação de professores, coordenador pedagógico e gestor. Foi marcada por três fases distintas: 1) estudo exploratório, realizado na Rede Municipal de Educação de Natal/RN; 2) investigação, que objetivou conhecer a realidade social da escola campo de pesquisa e identificar as dificuldades e necessidades apresentadas pelos docentes frente ao processo de inclusão escolar de educandos com deficiência; 3) ação, que teve como propósito o desenvolvimento de um programa de formação continuada em serviço, tomando como referência os apontamentos dos docentes. Durante o período em que desenvolvemos o programa de formação, os docentes tiveram oportunidade de trocar experiência, discutir, refletir e ressignificar suas práticas pedagógicas, frente ao processo de inclusão vivenciado. Os dados analisados consistiram dos discursos dos profissionais, registrados por meio de questionários aplicados, antes, durante e ao final do programa formativo empreendido. Ao organizarmos os dados relativos aos discursos dos participantes, optamos por tratá-los e analisá-los por meio da Análise de Discurso, respaldados em Orlandi (2005). Agrupamos os discursos em três momentos: visão inicial, envolvendo conceitos iniciais dos profissionais de ensino sobre o processo de inclusão escolar; visão processual, que diz respeito às concepções dos professores durante a formação continuada; visão final, que se refere às implicações decorrentes do programa formativo. Os resultados indicam que: em relação à escola campo da pesquisa-ação, percebemos que existia um esforço da equipe pedagógica no sentido de reduzir as diferenças e as dificuldades dos alunos, incentivando uma maior formação dos professores; inicialmente, os alunos com deficiência eram excluídos das atividades escolares, por acreditarem que esses educandos não eram capazes de participar ou por considerarem que não tinham interesse em realizar as atividades propostas; durante o processo formativo foi possível observar que os professores demonstraram interesse em ressignificar a prática pedagógica, assim  como  na prática identificamos mudanças significativas no dizer e no fazer docente frente a esses alunos. O programa de formação desenvolvido, portanto, produziu resultados significativos nas percepções e atitudes dos professores, coordenador e gestor, bem como na vivência pedagógica desses profissionais frente à diversidade do alunado, no cotidiano escolar.

Presidente - 1149418 - LUCIA DE ARAUJO RAMOS MARTINS
Interno - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Interno - 3315373 - LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - TERESINHA GUIMARÃES MIRANDA - UFBA