Banca de DEFESA: ROSANA CARVALHO GOMES

DISCENTE: ROSANA CARVALHO GOMES

DATA: 18/03/2011

LOCAL: A DEFINIR

INTERAÇÕES COMUNICATIVAS ENTRE UMA PROFESSORA E UM ALUNO COM TRANSTORNO INVASIVO DO DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA REGULAR.

Autismo- Interação Comunicativa – sala de aula regular

ÁREA: Educação

A inclusão de alunos com autismo em ambientes regulares de ensino é um tópico pouco explorado na literatura científica nacional. O tema é complexo e, em função da amplitude dos aspectos envolvidos, delimitamos um recorte como alvo da presente investigação. A direção tomada por este estudo foi avaliar os efeitos de um programa de intervenção nas interações comunicativas entre um aluno com autismo e sua professora, no contexto da sala de aula regular. Os dados foram coletados em uma escola particular de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Natal no estado do Rio Grande do Norte no decorrer do ano letivo de 2010. Participaram deste estudo uma professora e um aluno não-vocal de 10 anos com diagnóstico de autismo. A pesquisa utilizou delineamento quase experimental do tipo A-B (linha de base e tratamento). No programa de intervenção, a professora foi capacitada a empregar estratégias do Ensino Naturalístico (EN) e recursos da Comunicação Alternativa Ampliada (CAA) para aumentar a frequencia de interações com o aluno durante três rotinas da sala de aula (hora da entrada, lanche e atividade pedagógica). Os resultados indicaram mudanças qualitativas e quantitativas nas interações da díade após o programa de intervenção. O aluno passou a utilizar os pictogramas para se comunicar com a professora em duas das três rotinas investigadas. A frequência no uso da CAA foi, também, observada no repertório da professora, principalmente quando o aluno falhava em compreender gestos e palavras. A professora avaliou o programa de intervenção de forma positiva.

Presidente - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Interno - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO