Banca de DEFESA: MARIA DA PAZ CAVALCANTE - (Retificação)

DISCENTE: MARIA DA PAZ CAVALCANTE

DATA: 25/02/2010

LOCAL: Sala F2 / Setor V/UFRN

A HISTÓRIA ESCOLAR E A TEORIA DA ATIVIDADE: RELAÇÕES E POSSIBILIDADES FORMATIVAS NO ENSINAR E APRENDER

História escolar. Teoria da Atividade. Prática docente. Ensino. Aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

Esta pesquisa trata da Teoria da Atividade e sua influência na prática docente, de uma professora de História. Foi realizada no 8o ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Coronel Fernandes, no município de Luís Gomes - RN. Seu objetivo é analisar as contribuições da Teoria da Atividade de Alexei Nicolaievich Leontiev, na formação de uma professora de História e a concretização dessa construção teórica na sua prática docente. Optou-se pela pesquisa qualitativa e a abordagem colaborativa privilegiando, como procedimentos para a construção de informações, os ciclos de estudos reflexivos e as sessões reflexivas. No desenvolvimento desses ciclos, utilizou-se a entrevista semiestruturada e nas sessões reflexivas, a autoscopia e a observação na vida real. Empregou-se, como instrumentos, o diário de campo e gravações em áudio e em vídeo. Os resultados revelam que no tocante à fundamentação teórica sobre a Teoria da Atividade, realizada nesses ciclos, a professora demonstrou uma apropriação dessa teoria, soube relacioná-la à sua prática docente e perceber a sua importância para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem da História. Com relação às sessões reflexivas, a análise evidenciou que a partícipe utilizou-se de construções da Teoria da Atividade para fundamentar a sua prática, desenvolveu procedimentos didáticos, em sala de aula, considerando os aportes dessa teoria e obteve uma resposta favorável dos alunos, manifestada numa mudança de seus comportamentos quanto à participação na comunicação oral. O processo formativo desenvolvido na e sobre a prática da professora evidenciou uma mudança na sua aprendizagem, no seu desenvolvimento e grau de consciência. Diante dessas constatações, como necessidades de novas reflexões, a investigação recomenda, principalmente, o desenvolvimento, pela docente, de procedimentos didáticos, fundamentados nessa teoria, que possibilite ao aluno o caráter ativo no processo de apropriação do conhecimento histórico escolar. Dessa forma se estará contribuindo para a minimização de problemas, que afetam o ensino e a aprendizagem da referida disciplina, num processo comprometido com a promoção humana.

Presidente - 1220965 - FRANCISCA LACERDA DE GOIS
Interno - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Externo à Instituição - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA - UFPI
Notícia cadastrada em: 08/02/2011 09:58