Intencionalidades e práticas na construção de metodologias no ensino para o CEFETE-SE.
educação profissional; ensino médio, ensino por projetos; currículo;
As sucessivas mudanças curriculares que ocorreram no âmbito da Educação Profissional
alteraram as práticas pedagógicas e estas, ao serem desenvolvidas por meio
dos Projetos Integradores, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe
(CEFET-SE), no período de 2001 a 2003, deram origem a vários questionamentos que
se transformaram em objeto de estudo desta tese. Buscamos no Grupo de Estudos de
Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN) aproximações teóricas que pudessem
contribuir para analisarmos elementos que emergiram dessa prática pedagógica.
Para isso, tomamos como referência a pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvendo
estudos de documentos e entrevistas, considerando três aspectos: o cenário
das reformas; os momentos iniciais de construção dos Projetos Integradores, em
que buscamos os fundamentos da Pedagogia de projetos e, os princípios interdisciplinaridade
e contextualização como estruturadores do currículo. Na pesquisa identificamos
que no desenvolvimento da estratégia metodológica dos Projetos Integradores,
houve dificuldades, conflitos e consensos possíveis. Nesse movimento de coexistência
entre o tradicional e o “novo”, de distância entre o pensado e o realizado,
emergiram elementos para uma “nova prática pedagógica”: trabalho participativo; momentos
formativos; autonomia relativa dos docentes quanto ao trabalho pedagógico e,
a abertura de possibilidades para tomada de consciência pelos docentes de aceitar o
diferente, de experimentar-se. São estas possibilidades que fazem com que os homens,
não sendo depositários de conteúdos, com estes dialoguem, transformem e
possam, dessa forma, produzir a sua existência. Neste caso, a existência do ser professor,
que se constrói no tempo de possibilidades.