O livro de leitura da Campanha de Pé no Chão também se Aprende a Ler/RN: um estudo dos pressupostos histórico-culturais.
Cultura Popular. Livro de Leitura. Consciência Popular.
Este trabalho é um estudo sobre os pressupostos históricos e culturais inseridos nos conteúdos de alfabetização da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler, Movimento de cultura e educação popular, desenvolvido no Estado do Rio Grande do Norte no período de 1961 a 1964. A hipótese é a da existência de um ideário romântico-político que permeava uma concepção nacional-desenvolvimentista presente em seu instrumento didático-pedagógico de alfabetização, o Livro de Leitura De Pé no Chão Também se Aprende a Ler/RN (1963). Objetiva compreender como se deu a conscientização popular marcada pelas concepções de cultura e educação popular em suas relações sociais, culturais e ideológicas. Analisa o objeto de estudo por meio da cartografia simbólica, procedimento metodológico que tem como princípio retirar de uma fonte antecedente significados implícitos, passíveis de descobertas de novas realidades, articulando as palavras-chave daquele documento ao ideário que circulava na Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler/RN. Como resultados, a pesquisa mostrou que, considerando os pressupostos histórico-culturais do pensamento nacional desenvolvimentista presente no Livro de Leitura estudado, as condições do contexto político-cultural e de avanço da indústria nacional brasileira no início da década de 1960, admitia um processo de integração social prodigalizado pela alfabetização popular na Campanha de Pé no Chão/RN, junto com a possibilidade de transição da consciência popular, numa perspectiva romântico-política da cultura e educação popular.