Banca de DEFESA: PABLO CRUZ SPINELLI - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: PABLO CRUZ SPINELLI

DATA: 16/11/2010

HORA: 08:30

LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS - NEPSA/CCSA/UFRN

TÍTULO:

O livro de leitura da Campanha de Pé no Chão também se Aprende a Ler/RN: um estudo dos pressupostos histórico-culturais.


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura Popular. Livro de Leitura. Consciência Popular.


PÁGINAS: 144

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

RESUMO:

Este trabalho é um estudo sobre os pressupostos históricos e culturais inseridos nos conteúdos de alfabetização da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler, Movimento de cultura e educação popular, desenvolvido no Estado do Rio Grande do Norte no período de 1961 a 1964. A hipótese é a da existência de um ideário romântico-político que permeava uma concepção nacional-desenvolvimentista presente em seu instrumento didático-pedagógico de alfabetização, o Livro de Leitura De Pé no Chão Também se Aprende a Ler/RN (1963). Objetiva compreender como se deu a conscientização popular marcada pelas concepções de cultura e educação popular em suas relações sociais, culturais e ideológicas. Analisa o objeto de estudo por meio da cartografia simbólica, procedimento metodológico que tem como princípio retirar de uma fonte antecedente significados implícitos, passíveis de descobertas de novas realidades, articulando as palavras-chave daquele documento ao ideário que circulava na Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler/RN. Como resultados, a pesquisa mostrou que, considerando os pressupostos histórico-culturais do pensamento nacional desenvolvimentista presente no Livro de Leitura estudado, as condições do contexto político-cultural e de avanço da indústria nacional brasileira no início da década de 1960, admitia um processo de integração social prodigalizado pela alfabetização popular na Campanha de Pé no Chão/RN, junto com a possibilidade de transição da consciência popular, numa perspectiva romântico-política da cultura e educação popular.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149638 - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Interno - 345835 - JOSE WILLINGTON GERMANO
Notícia cadastrada em: 23/11/2010 16:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao