Banca de DEFESA: ANA TANIA LOPES SAMPAIO - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANA TANIA LOPES SAMPAIO

DATA: 22/05/2009

HORA: 00:00

LOCAL: AUDITÓRIO DA REITORIA/CCSA/UFRN

TÍTULO:

O universo encantador do cuidado na autopoiese docente: uma biagem epistemológica transdisciplinar.


PALAVRAS-CHAVES:

Humanescência; Educação transdisciplinar; Autopoiese; Corporeidade


PÁGINAS: 0

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

RESUMO:

A transição sanitária vivenciada no modelo de atenção brasileiro demanda uma metamorfose
no ser humano e na sociedade, colocando novas exigências no âmbito da saúde e da educação.
A Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (Facex), ciente de suas
responsabilidades com o Sistema Único de Saúde (SUS), que traz o princípio da integralidade
como seu eixo estruturante, ousou implantar um curso de Enfermagem pautado no
pensamento complexo e na Pedagogia Vivencial Humanescente, com proposta curricular
inter/transdisciplinar. Para implantação da proprosta não era suficiente reformar o pensamento
dos educadores. Era necessário corporalizar novas práticas pedagógicas que visassem à
formação integral do ser humano. Foi neste contexto que surgiu o Ateliê de Formação
Humana Autopoiética, espaço de autoformação do educador, onde se desenvolveu uma
Pesquisa-Ação Existencial (PA-E) que possibilitou vivenciar, descrever e analisar como a
formação humana autopoiética dos educadores poderia contribuir para a prática educativa
humanescente do projeto curricular transdisciplinar. Foram trabalhados, nos encontros,
saberes necessários à prática transdisciplinar: 1º Encontro - saber criar; 2º Encontro - saber
reconhecer as leis da natureza com ênfase na teoria da complexidade; 3º Encontro - saber
organizar; 4º Encontro - saber autoestruturar-se; 5º Encontro - saber escolher; 6º Encontro -
saber inovar; e 7º Encontro - saber trocar. Próxima de uma perspectiva autobiográfica, optouse
pela possibilidade metafórica para narrar as estratégias e os caminhos percorridos pela
autora e aprendiz, na companhia do Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, em busca de uma
prática pedagógica sensível, complexa, transdisciplinar, que promova o reencantar da
educação. O percurso envolveu cinco conexões metodológicas: a revisão de literatura, que
contextualiza a formação para o cuidado na graduação em Enfermagem; o estudo das
aprendizagens que impulsionam a formação humanopoiética, com ênfase na relação que
envolve a complexidade e a corporeidade no processo educativo transdisciplinar, destacando a
análise do que é aprender, a partir das descobertas das biociências e das recentes teorias da
cognição de Maturana e Varela; a descrição do currículo transdisciplinar do curso de
Enfermagem da Facex e do Ateliê de Formação Humana Autopoiética, com ênfase na
Pedagogia Vivencial Humanescente; o relato dos sete encontros dos Ateliês (casulo), com o
registro das vivências e da escuta dos educadores (Borboletas luminescentes); e as reflexões
finais com as aprendizagens oportunizadas. Através das experiencialidades vividas pelas
expressões e falas, os educadores afirmam a influência dos Ateliês para suas práticas
educativas, destacando-o como espaço de auto-organização, criação, aprendizagem e
encantamento, sendo possível identificar o Ateliê como lugar de metamorfose necessário à
implantação de um currículo transdisciplinar. Os saberes emergentes do estudo apontam para
a necessidade de espaços permanentes de autoformação, em que o educador aprende com sua
corporeidade, entre processos cognitivos e vitais, tendo nas vivências do seu processo
formativo a oportunidade de atuar sobre as dimensões do saber e do ser.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ABIGAIL MOURA - UERN
Presidente - 350462 - KATIA BRANDAO CAVALCANTI
Externo à Instituição - MARIA CANDIDA BORGES MORAES - UCB
Interno - 7346845 - MARIA DA CONCEICAO FERRER BOTELHO SGADARI PASSEGI
Interno - 347048 - MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Notícia cadastrada em: 01/10/2010 11:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao