Banca de DEFESA: MARIA DIVA DE MEDEIROS - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARIA DIVA DE MEDEIROS

DATA: 05/10/2010

HORA: 15:00

LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS/NEPSA/CCSA/UFRN

TÍTULO:

DOCÊNCIA NA MULTISSERIAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA
ARTICULAÇÃO DAS DIFERENÇAS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Rural, Multisseriação, Docência


PÁGINAS: 132

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

RESUMO:

Um dos principais desafios colocados à educação do meio rural está
relacionado ao ensino das escolas rurais multisseriadas. Estas compreendem
alunos de diferentes comunidades, séries, idades, aprendizagem e níveis de
conhecimentos. São turmas heterogêneas, que têm como característica
central a diversidade. Em muitas regiões rurais do Brasil, a educação
escolar é organizada em turmas multisseriadas devido às grandes distancias
entre as comunidades e o baixo número de alunos em cada série/ano. É comum
encontrar os que estão em fase de alfabetização estudando com quem já sabe
ler e escrever - e todos sob a orientação de uma só professora, que
precisa ensinar a partir do que está disponível na escola e das
vinculações com o contexto e a cultura local. O ponto principal a ser
tratado nesse estudo diz respeito às práticas exercidas na ação educativa
das professoras que atuam em escolas rurais multisseriadas da região do
Seridó do Rio Grande do Norte, precisamente nos municípios de Caicó,
Jardim do Seridó e Ouro Branco. Acreditamos ser este um dos pontos
centrais na discussão sobre a organização, a diversidade e sua relevância
para o avanço do conhecimento como forma de democratizar as oportunidades
educacionais tanto no RN quanto no Brasil. As contribuições de Werthein e
Bordenave, Calazans, Paiva, Ramalho, Therrien e Damasceno, Leite,
Passador, Molina, Arroyo, Nascimento, Hage, bem como documentos oficiais
do MEC, como cadernos SECAD 2, Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, nº 9.394/97, Diretrizes Operacionais para a Implantação do
Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, Projeto Base do Programa Escola
Ativa,  entre outros, fundamentaram a análise sobre docência na
multisseriação: a importância da formação profissional na articulação das
diferenças. O estudo envolveu 24 (vinte e quatro) professoras e 06 (seis)
profissionais da educação que desempenham suas funções nos Centros
Municipais de Ensino Rural (CMER). Os instrumentos de pesquisa empregados
foram questionários e observações "in loco" aplicados para responder as
seguintes questões: que fatores influenciam as condições do trabalho
docente das professoras e profissionais da educação atuando em escolas com
salas multisseriadas? Como se dá o processo de formação docente e qual a
percepção que tem as professoras acerca do trabalho docente com a
multisseriação? Em linhas gerais, constatamos que a prática profissional
das professoras está condicionada à sua adesão à comunidade. São moradoras
do lugar, o que facilita o reconhecimento dos modos de vida dos alunos e
seus familiares, fatos que refletem positivamente no trabalho pedagógico.
Tais professoras configuram-se como importantes no contexto educacional
local. Ao desempenharem seu papel criam vínculos com a comunidade na busca
de outras possibilidades para realização do trabalho com as turmas
multisseriadas. Tanto as professoras quanto os/as profissionais dos CMER
possuem formação superior em pedagogia, entretanto, apresentam limitações
diante das situações surgidas no cotidiano da sala de aula. O estudo
revela que são as deficiências das políticas sociais e educacionais de
formação docente, reforçadas pela pouca divulgação do tema educação rural
multisseriada, que geram tais limitações no desenvolvimento pedagógico das
professoras e demais profissionais que atuam na citada organização escolar
nos municípios pesquisados.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Externo à Instituição - ANTONIO DIAS DO NASCIMENTO - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 22/09/2010 09:21
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