Banca de DEFESA: IVONE DA SILVA SALSA - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: IVONE DA SILVA SALSA

DATA: 27/08/2010

HORA: 14:30

LOCAL: Auditorio do NEPSA

TÍTULO:

O erro produzido pelo  aluno no contexto pedagogico: Uma luz ou uma pedra no meio do caminho? 


PALAVRAS-CHAVES:

 Erro do aluno,  Professor de Matemática, Formação do professor Formador, Ensino da matemática.


PÁGINAS: 208

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

RESUMO:

O erro do aluno na sua dimensão didático-pedagógica é um fato
inevitavelmente presente em qualquer contexto onde se desenvolvam
processos formais de ensino e de aprendizagem. Pesquisas têm mostrado que,
amiúde, esse erro é percebido pelo professor como algo indesejável, quase
sempre conseqüência da falta de atenção ou de estudo do aluno, tendo como
destino, sua eliminação. Nesta tese, o objeto de nossas reflexões é
exatamente esse erro, gerado nas entranhas dos processos de ensino e de
aprendizagem. Nossa compreensão é de que o erro se constitui em uma
ferramenta mediadora do conhecimento, podendo ser um grande aliado às
ações do professor em suas tarefas de ensino, destarte, precisa ser
considerado pelo professor. Com esse entendimento pensamos que o professor
precisa encará-lo como uma possibilidade a ser explorada e não como uma
fatalidade; isto, seguramente, acarretaria situações didáticas deveras
proveitosas. Para aprofundar a compreensão sobre nosso objeto de pesquisa,
optamos pelo estudo da percepção de pré-concluintes em 2009.2, da
Licenciatura em Matemática, acerca do referido erro. Esse foi,
precisamente, o objetivo geral deste trabalho: pesquisar e compreender
como o erro do aluno é percebido por futuros professores de Matemática. A
escolha de futuros professores Matemática como sujeitos da pesquisa, se
deve ao fato de que essa área do saber historicamente carrega consigo um
fardo de péssimos desempenhos escolares. Neste trabalho, exibimos dados
associados ao ENEM, a Vestibulares da UFRN e a desempenhos em disciplinas
básicas da Matemática, na UFRN que justificam tal escolha. As matrizes
teóricas que arrimaram as reflexões nesta tese seguem as idéias propostas
por Giordan (1985); Castorina (1988); Aquino (1997); Luckesi (1995; 2006);
Cury (1994; 2003; 2005; 2007); Pinto (2002); Torre (2007); Hoffmann (2007
e 2008). Para empreender este estudo selecionamos uma amostra com 30
alunos concluintes da Licenciatura de Matemática do CCET/UFRN, em 2009, e
aplicamos um questionário semi-estruturado com 14 perguntas, sendo 10
questões abertas. Estas receberam um tratamento metodológico baseado na
Análise Temática - uma das técnicas da Análise de Conteúdo sistematizadas
por Bardin (1977) - e, também contaram com o recurso do programa
computacional Modalisa 6.0 (software desenvolvido por docentes da
Universidade de Paris VIII). Os resultados advindos da análise sobre a
percepção desses concluintes apontam que, na prática pedagógica da maioria
dos professores formadores, esse erro é percebido apenas, como um motivo
para pontuar provas/testes e, o aluno, na maioria das vezes, é encarado
como "culpado". As análises conclusivas, portanto, sinalizam para a
necessidade de se investir na formação do professor formador dessa
Licenciatura, buscando construir um novo olhar sobre o erro. Um olhar que
realce suas potencialidades pedagógicas, que perceba a importância do erro
quando ele desvela lacunas no processo de aprendizagem, fornecendo
valiosas pistas para os procedimentos de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Externo ao Programa - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Externo ao Programa - 1715259 - JESUS VICTORIA FLORES SALAZAR
Externo à Instituição - MARIA ELIETE SANTIAGO - UFPE
Externo à Instituição - VALENTÍN MARTÍNEZ-OTERO PÉREZ - UCMADRID
Notícia cadastrada em: 24/08/2010 00:07
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