Banca de DEFESA: GERCINA DALVA

DISCENTE: GERCINA DALVA

DATA: 03/09/2010

LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS/NEPSA/CCSA/UFRN

GESTÃO DEMOCRÁTICA: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL 11 DE AGOSTO UMARIZAL/RN (2005/2008)

Eleição de diretor. Autonomia e participação. Democratização. Gestão democrática.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

O objeto de análise deste trabalho é a implementação da eleição de diretor na Escola Estadual 11 de Agosto, situada na cidade de Umarizal/RN, período compreendido entre 2005-2008. A compreensão da política concernente à democratização da escola, desencadeada na sociedade brasileira na década de 1990, exige que se considerem as transformações ocorridas nas últimas décadas, no cenário nacional e internacional, que imprimiram mudanças significativas no papel e nas funções do Estado. A eleição de diretor é uma vertente da política de descentralização administrativa e da reforma educacional que focaliza a democratização da gestão do ensino público com o envolvimento dos atores sociais nas decisões, no interior das instituições educativas, como forma de encaminhar os problemas que dificultam as ações da gestão educacional, de modo especial da gestão escolar. Para melhor entender esse processo político de democratização da gestão escolar, desenvolvemos nossa análise procurando responder às seguintes questões: a implementação de eleição direta para diretor assegura uma gestão democrática na escola? Quais os desdobramentos, para a escola, provocados pela eleição direta quanto à autonomia escolar e a participação dos sujeitos nos processos escolares? A partir desses questionamentos, definimos como critério de análise da gestão democrática na escola duas de suas dimensões: a participação e a autonomia no interior da Escola. Para tanto, tomamos, como referencial teórico-metodológico, a literatura: Pateman (1992); Rousseau (2010); Bourdieu (2007); Castoriadis (1991); Macpherson (1978); Marx; Engels (2007), dentre outros que tratam da participação, da autonomia, do poder de decisão e eleição de diretor, bem como as diretrizes que tratam da democratização da gestão escolar. Como procedimento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada e a análise das Atas de reuniões do Conselho de Escola e das Atas de resultados finais das eleições, para compreendermos os aspectos empíricos da implementação da eleição de diretor. Os resultados da pesquisa indicam que houve avanços e recuos no que concerne à participação dosobre concerne dos segm diretor.ada vez mais para a centralizaças ingerçpapel e nas funç sujeitos nas questões atinentes ao projeto educativo da Escola. Salientam, também, as ingerências políticas como fator cristalizador da centralização do poder na figura do diretor, bem como o avanço dos espaços de mobilização que oportunizaram o debate político sobre a democratização da gestão. Quanto à dimensão da autonomia, observamos que os atores sociais a relacionam predominantemente ao poder de decisão e ao envolvimento dos sujeitos nas ações da Escola.

Interno - 6347393 - ANTONIO CABRAL NETO
Presidente - 1154806 - ANTONIO LISBOA LEITAO DE SOUZA
Interno - 019.991.844-91 - MARIA APARECIDA DE QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 18/08/2010 11:00