Banca de DEFESA: LETICIA DOS SANTOS CARVALHO - (Retificação)

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LETICIA DOS SANTOS CARVALHO

DATA: 24/08/2010

HORA: 09:00

LOCAL: AUDITÓRIO DO NEPSA/CCSA/UFRN

TÍTULO:

QUADRINHOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: NARRANDO UMA HISTÓRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada. Ciências. Histórias em quadrinhos. Ensino.


PÁGINAS: 0

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

RESUMO:

Situado na interseção entre o Ensino de Ciências, a Formação Docente e a utilização didática
das Histórias em Quadrinhos (HQ), o texto tem como finalidade discutir a problemática que
assim se configura: – Qual a contribuição da incorporação dos quadrinhos na formação
continuada dos professores de Ciências Naturais dos anos iniciais do Ensino Fundamental? –
Podem ser as histórias em quadrinhos viabilizadoras do ensino de Ciências? – Como
contribuir para uma formação reflexiva de professores dos anos iniciais? – Visando responder
estas questões, realizou-se uma pesquisa-ação colaborativa em uma escola localizada na
cidade do Natal/RN, com três professoras que lecionam Ciências Naturais nos anos iniciais do
Ensino Fundamental. O estudo envolveu a realização de 13 encontros de formação continuada
em serviço, sob o enfoque reflexivo sobre a prática, com a finalidade de se discutir a respeito
de tópicos subjacentes ao ensino de Ciências e à utilização dos quadrinhos como estratégia
metodológica. Todos os encontros foram gravados em áudio e transcritos. As professoras, por
último, registraram os encontros através da escrita de um portfolio. As docentes fizeram uso
de 10 sessões de leitura com histórias em quadrinhos nas aulas de Ciências, que foram
videogravadas e assistidas posteriormente pelas educadoras, em sessões de autoscopia,
seguida de entrevista individual. Dos dados coletados, emergiram diversos aspectos que
podem ser agrupados em 3 categorias: o difícil conceito de Ciência, o trabalho docente e os
obstáculos e possibilidades da utilização dos quadrinhos como estratégia de ensino. Neste
sentido, são tecidas apreciações tendo como eixo fundante, o olhar reflexivo e dialógico para
as práticas exercidas em sala de aula. Nas análises dos dados, percebe-se as dificuldades
conceituais, metodológicas e epistemológicas das professoras para o ensino de Ciências, como
também as limitações das histórias em quadrinhos para o ensino. A aprendizagem mais
relevante apontada pelas professoras está relacionada com a importância do trabalho coletivo
para se atenuar as necessidades formativas da docência. Para finalizar, sinaliza-se que a HQ
tem grande potencial para ser utilizada nas aulas de Ciências, desde que o professor realize
um planejamento cuidadoso para tal, como também que os encontros de formação continuada
promovem momentos de reflexão sobre a prática docente que são capazes de suscitar novas
posturas diante das dificuldades que se delineiam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Interno - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Externo ao Programa - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externo à Instituição - JAIR LOPES JUNIOR - UNESP
Notícia cadastrada em: 17/08/2010 11:32
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