Políticas de educação profissional tecnica e de ensino médio no brasil: a implementação no CEFET-RN (1998-2008)
Palavras-chave: Políticas. Educação Profissional. Ensino Médio.
Este trabalho analisa o processo de implementação das políticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Cefet-RN (1998-2008). Apresenta uma análise e delineamento sobre o processo de reestruturação produtiva no mundo do trabalho e na educação, as políticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Brasil, referentes ao período, as mudanças ocorridas no Cefet-RN para implementação das Diretrizes Políticas de Educação Profissional Técnica e do Ensino Médio. O presente estudo é norteado por pressupostos relacionados a essas políticas, situadas em momentos históricos diferenciados. Trata-se de um estudo em que os sujeitos são compreendidos como seres históricos e sociais, inseridos em conjunturas econômicas, políticas e culturais, que, por suas ações, podem ser transformadas. Apoiou-se em um referencial teórico coerente com o objeto de investigação para imprimir-lhe forma e significado, servindo de parâmetro para tratar o problema delineado nas questões de pesquisa. Utilizou-se da análise de material bibliográfico e documentos específicos da Instituição, entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos integrantes do processo de ensino médio e técnico. Os resultados evidenciam que a grande parte das recomendações presentes nas políticas de ensino médio e de educação profissional técnica em nível médio, implementadas no Cefet-RN, correspondentes ao período 1998 a 2002, apresentam contradições entre o que é dito oficialmente e o que pode ser estabelecido na prática pedagógica dos professores e na prática profissional de alguns egressos. Quanto à integração do ensino médio à educação profissional, o estudo sinalizou a sua priorização não se efetivou, na íntegra, nessa Instituição, embora tenha sido elaborado e implementado um Projeto Político-Pedagógico em 2005.