Banca de DEFESA: IKARO DE PAULA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IKARO DE PAULA SANTOS
DATA : 31/08/2022
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO: LIMITES E CONTRADIÇÕES

Instituto Federal de Pernambuco; Pesquisa; Ciência; Tecnologia; Inovação.

A presente tese analisou a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), procurando estabelecer a sua relação com os marcos legais da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação brasileira. Teve como pressuposto que essa política foi implementada em um contexto de enraizamento da inovação como referencial hegemônico para as instituições de pesquisas brasileiras, refletindo parte do receituário fornecido pelos organismos internacionais para o setor. A tese aqui defendida é que o IFPE desenvolve sua prática investigativa entre pressupostos academicistas e alinhados com a Inovação, sem, contudo, pautar as perspectivas de Pesquisa, Ciência e Tecnologia, especificadas na Lei nº 11.892 de 2008 e em um de seus principais documentos estruturantes, o "Concepções e Diretrizes dos Institutos Federais". O trabalho tomou o materialismo histórico-dialético como fundamento teórico-metodológico, utilizando como categorias de análise a priori a "totalidade", "mediação" e "contradição" e como categorias empíricas "Ciência", "Tecnologia", "Pesquisa" e "Inovação". A investigação utilizou abordagem quali-quantitativa e envolveu um amplo conjunto de documentos produzidos nas esferas internacional, nacional e institucional. Destacam-se dentre esses os relatórios das pesquisas realizadas na instituição, depositados por seus pesquisadores entre os anos de 2010 e 2020, representando um volume de 145 documentos. Os resultados obtidos na investigação deixam em relevo que as iniciativas de restruturação das escolas pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), a partir da criação dos Institutos Federais, pela Lei nº 11.892 de 2008, continham como um dos principais objetivos incorporar na nova institucionalidade a missão de promover o desenvolvimento dos territórios onde estas escolas encontravam-se instaladas, foi atendida apenas parcialmente no contexto do IFPE. Esta tese evidencia que, no campo da Pesquisa, encontra-se na instituição uma produção majoritária de trabalhos de corte academicistas, ainda que sua concepção oscile entre perspectivas críticas e de atendimento ao mercado. Já as categorias Ciência e Tecnologia aparecem nos documentos da instituição com caráter prioritariamente discursivo, e com poucos trabalhos que resultam em tecnologias. Por outro lado, a Inovação se expressa profundamente alinhada às orientações de organismos internacionais e do mercado, sendo alvo de grande atenção e investimento por parte da instituição, o que tem resultado em progressivos aumentos de pleitos de registro de propriedade intelectual.

Presidente - ***.306.895-** - ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO - UFRN
Interno - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO