Banca de DEFESA: DANIELE DA ROCHA CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELE DA ROCHA CARVALHO
DATA : 24/02/2022
LOCAL: Webconferência

EVASÃO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRN: MUDANÇAS NO PERFIL E NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS ALUNOS EVADIDOS E SUA RELAÇÃO COM OS PROCESSOS SELETIVOS (VESTIBULAR E ENEM/SiSU)

educação superior; processo seletivo; vestibular; ENEM/SiSU; evasão.

As mudanças ocorridas na sociedade a partir da segunda metade do século XX vêm demandando diversas transformações nos campos social, econômico e político. Em decorrência da globalização e do desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da informação, a sociedade atual, “denominada sociedade do conhecimento”, passou a exigir uma nova geração de trabalhadores com novos padrões de competência, havendo necessidade de transformações no sistema de ensino superior. As políticas neoliberais para a educação, implementadas no Brasil desde a década 1990, com foco no processo de massificação do ensino superior, trouxeram diversos problemas, entre os quais o aumento no índice de evasão e o prolongamento da permanência no curso. Esses problemas vêm se agravando nos últimos anos, devido à mudança do processo seletivo para ingresso nas Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, as políticas educacionais brasileiras para flexibilizar o ingresso na educação superior diversificaram as formas de ingresso, incluindo, além do vestibular tradicional, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que passou a se utilizar do mecanismo de ajustamento de vagas nos cursos de graduação das IFES. O objetivo geral da Tese foi analisar as mudanças ocorridas no perfil e na trajetória dos estudantes evadidos do curso de Ciências Contábeis, estabelecendo relação com a forma de ingresso na UFRN, vestibular (2013.1) e ENEM/SiSU (2013.2). O referencial teórico-metodológico foi construído tomando por base a Fenomenologia Hermenêutica, utilizando-se de uma abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos e técnicas de coleta de dados, foram utilizadas a análise documental e a aplicação de questionários a todos os 79 evadidos do Curso de Ciências Contábeis da UFRN que ingressaram em 2013. Para complementar as informações, foram utilizadas entrevistas com uma amostra não probabilística composta por 21 estudantes evadidos ingressantes pelos dois processos seletivos. Para análises dos dados, foram elaboradas séries históricas utilizando-se de dados quantitativos e análise de conteúdo para uma melhor compreensão das entrevistas dos sujeitos. Constatamos que a quantidade de estudantes evadidos no período do processo seletivo vestibular (2013.1) foi de 28 estudantes, enquanto no período do processo seletivo ENEM/SiSU (2013.2) foi de 51 estudantes, resultando num aumento de 82,14% quando comparados os dois períodos. Houve também uma alteração no perfil dos evadidos, que apresentou um aumento no percentual de alunos solteiros, bem como um aumento considerável de evadidos do gênero feminino. Outra característica a ser ressaltada na mudança do processo é que os evadidos que ingressaram pelo ENEM/SiSU, já eram graduados ou já eram alunos de outros cursos quando ingressaram no curso de Ciências Contábeis na UFRN. No que se refere ao ENEM/SiSU, a mobilidade passou a ser um fator que vem contribuindo com a evasão. Ocorreu um acréscimo no percentual de evadidos, tanto entre os cotistas, quanto entre os de ampla concorrência, influenciado pelo próprio contexto socioeconômico do estudante e pela nota obtida no ENEM. Ainda ficou evidente no estudo que os fatores que mais influenciaram na trajetória dos alunos evadidos que ingressaram pelo ENEM/SiSU foram os problemas associados ao processo de ensinoaprendizagem, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, a não adaptação ao curso e a aspiração por outro curso, enquanto os motivos que mais influenciaram os evadidos ingressantes pelo vestibular foi a necessidade de trabalhar, tempo para conciliar estudo e trabalho, mobilidade, entre outros. Por fim conclui-se que há a necessidade de se rever a política de funcionamento do ENEM/SiSU, quanto à escolha do curso, garantindo uma melhor adequação entre os interesses dos alunos e a escolha da profissão.

Presidente - 189.306.895-15 - ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO - UFRN
Interno - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO