Banca de DEFESA: AYSLLANE JUNIE PESSOA DA CUNHA

DISCENTE : AYSLLANE JUNIE PESSOA DA CUNHA
DATA : 25/02/2022
LOCAL: Webconferência

O EDUCADOR ESPECIAL NO RIO GRANDE DO NORTE: REFLEXÕES ACERCA DO PROFISSIONAL E SUA PRÁTICA

Educador Especial. Coensino. Práticas Inclusivas.

Essa pesquisa investiga a atuação e o acompanhamento dos professores da Educação Especial no Rio Grande do Norte, aqui denominados como Educadores Especiais, destacando inicialmente uma reflexão histórica e social sobre o perfil do cargo que consiste no apoio das atividades pedagógicas do cotidiano escolar. Dessa maneira, esse estudo tem como objetivo analisar as percepções do educador especial sobre sua atuação profissional nos processos de ensino na perspectiva da inclusão escolar no estado do RN. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, que apresenta integração entre o social e os fenômenos humanos, analisando os diferentes objetos através de diversos instrumentos descritivos, possibilitando a sistematização dos resultados centrais. A coleta de dados aconteceu de forma remota em decorrência da pandemia do coronavírus, garantindo a segurança dos envolvidos. O desenho da pesquisa compreende as seguintes etapas: 1) cumprimento dos protocolos éticos, sendo essa uma pesquisa aprovada pelo comitê de ética; 2) envio do questionário on-line para os professores efetivos atuantes no cargo; 3) entrevista com membro da coordenação da SUESP/RN, que é o órgão que atua diretamente no processo de acompanhamento desses profissionais; 4) sistematização e realização da análise dos dados coletados. Os resultados dessa investigação apontam para as lacunas diante do processo de acompanhamento e dificuldades enfrentadas na mediação do cotidiano escolar que os educadores vivenciam, assim como, foi possível compreender por meio das discussões e análise dos dados os esforços e planos traçados pelo estado e profissionais para construção de uma vivência escolar que se preocupa com a aprendizagem dos estudantes público alvo da educação especial no RN, que almeja tornar-se verdadeiramente inclusiva.

Interna - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Presidente - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externa à Instituição - MARLA VIEIRA MOREIRA DE OLIVEIRA - URCA