Banca de DEFESA: MILENA OLIVEIRA DE LIRA

DATA : 24/02/2022
LOCAL: Webconferência

A ROTINA NA INSERÇÃO/ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

rotina, inserção, criança com deficiência.

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a rotina na inserção de crianças com deficiência, na educação infantil. Os objetivos específicos são caracterizar a apropriação da rotina, por crianças bem pequenas com deficiência, durante o processo de inserção/adaptação, na escola de aplicação da UFRN; descrever concepções de educadores acerca da rotina, durante a inserção/adaptação das crianças bem pequenas com deficiência, na escola de aplicação; identificar as estratégias de rotina utilizadas durante a inserção/adaptação, nas modalidades presencial e remota de educação infantil e suas implicações na participação de crianças com e sem deficiência. A pesquisa desenvolveu-se na escola de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no Núcleo de Educação da Infância – NEI, no primeiro semestre de 2021. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi executada a partir da metodologia de um estudo de caso. Os dados foram coletados através dos seguintes instrumentos: questionário eletrônico, relatórios de aprendizagem, registros das observações participantes e entrevistas semiestruturadas. Foram sujeitos desta pesquisa, cinco professoras, já atuan tes em turma 1, da educação infantil, e uma criança com deficiência, matriculada na turma 1, do ano de 2021 e suas respectivas professoras. Após analisarmos os dados colhidos, pudemos observar o esforço das docentes em garantir o acesso das crianças com deficiência às práticas e vivências do grupo, através do uso da comunicação alternativa, estabelecimento de laços afetivos, boa comunicação professor/criança e parceria efetiva com a família. Percebemos que as estratégias de rotina, pensadas, planejadas e executadas, no contexto de ensino remoto ou presencial, foram, de fato, estruturantes para as crianças com deficiência e todo o grupo, possibilitando, uma vivência menos dolorosa dessa separação com a família e entrada numa instituição de educação infantil, numa apropriação do novo lugar, pessoas e rotina.

Interna - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Externa à Instituição - ELAINE LUCIANA SOBRAL DANTAS - UFERSA
Presidente - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externo à Instituição - JULIO RIBEIRO SOARES - UERN