Banca de DEFESA: MARIANA DAMIAO FARIAS

DISCENTE : MARIANA DAMIAO FARIAS
DATA : 11/02/2022
LOCAL: Webconferência

Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN

Glossários Terminológicos. Libras. Educação Bilíngue. Ensino e Aprendizagem. Estudantes Surdos.

Neste estudo, procurou-se analisar as implicações pedagógicas da utilização de glossários terminológicos, produtos que abarcam um conjunto de termos ou vocabulário de uma determinada especialidade, no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN, bem como identificar os processos de produção de glossários e sua utilização, caracterizar os glossários terminológicos em Libras concernentes com o curso e analisar o uso de glossários terminológicos em Libras e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. A pesquisa envolveu uma docente surda e três estudantes surdos de uma turma de um componente curricular da referida graduação. Diante da pandemia do Novo Coronavírus, a coleta de dados foi realizada por intermédio da videogravação das aulas síncronas da citada turma, questionários online e sessões de autoscopia com a docente da turma, realizadas em uma plataforma digital. Optou-se, assim, pela realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, paradigma interpretativo, natureza descritiva e com elementos de um estudo de caso. O design da pesquisa está estruturado com base nos procedimentos da Autoscopia, com a docente realizando a autoanálise de videogravações de suas próprias aulas, e a análise de conteúdo dos dados encontra subsídio na Análise Dialógica do Discurso, corrente teórica do Círculo de Bakhtin. Os resultados foram apresentados por meio de duas categorias de análise: 1) autoscopia e o uso de glossários terminológicos no ensino de estudantes surdos, onde buscou-se evidenciar a reflexão da prática da docente ao longo das aulas e procurou identificar como o glossário se relaciona com o processo de ensino pela docente, e 2) utilização de glossários terminológicos na aprendizagem de estudantes surdos, para apontar o processo de aprendizagem dos discentes surdos através da relação com os glossários. Os resultados encontrados permitem destacar aspectos importantes nas implicações pedagógicas favoráveis da utilização dos glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN, como o potencial de versatilidade deste material nas estratégias pedagógicas docentes e a valia educacional deste produto de consulta bilíngue para o auxílio na aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para os discentes surdos, pois estes veem o glossário terminológico como uma fonte de auxílio mais clara, direta e prática para a utilização nos estudos. O estudo apontou para a necessidade da realização de mais empreendimento científicos no que tange à autoscopia na formação de professores surdos, à produção de mais glossários e à utilização de glossários como materiais didáticos bilíngues em contextos educacionais distintos do pesquisado. Porém, importa considerar que as mudanças são gradativas, pois implicam em rupturas de concepções e práticas enraizadas ao longo do tempo e que não se dão de forma imediata.

Externa à Instituição - PATRÍCIA TUXI DOS SANTOS - UnB
Presidente - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA