Banca de DEFESA: GILNEIDE MARIA DE OLIVEIRA LOBO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILNEIDE MARIA DE OLIVEIRA LOBO
DATA : 03/12/2021
LOCAL: Webconferência

A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE: AVANÇOS, LIMITES E CONTRADIÇÕES

expansão; interiorização; educação superior; pós-graduação stricto sensu; UERN.

Este estudo objetiva analisar o processo de expansão da pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no período de 2008 a 2018, situandoo no contexto da  política nacional de pós-graduação e identificando os fatores de ordem institucional, econômica e política que foram determinantes para essa expansão. Parte-se do princípio de que, no âmbito do processo de globalização e da reestruturação produtiva, a educação, em todos os seus níveis, passou a ser vista como vetor de desenvolvimento econômico e como fundamental para a inserção dos países no mundo globalizado. Nesse contexto, por ser considerada o lócus da produção do conhecimento, a pós-graduação assumiu papel central nas agendas governamentais em todo o mundo. No Brasil, na década de 1990, foi implementada uma reforma no Estado com vistas a atender às novas exigências do capitalismo, cuja base técnica assumia, em nível mundial, o paradigma da flexibilização, que, por sua vez, tinha como escopo o acúmulo do capital. Em decorrência disso, influenciadas por organismos internacionais, as diretrizes educacionais para a educação superior tornaram-se mais flexíveis por meio da diversificação e diferenciação das instituições e da oferta de cursos, com repercussões em todas as universidades públicas. Dessa forma, assume-se como tese a implantação da política de expansão da pós-graduação stricto sensu da UERN mediante estratégias diversificadas, como a capacitação docente, a interiorização e as parcerias públicas. Todavia, a instituição apresenta limites e contradições internas e externas que influenciam a consolidação da pós-graduação. Como enquadramento teórico-metodológico do estudo utilizou-se a abordagem do materialismo histórico-dialético, que busca desvelar a realidade na perspectiva da totalidade, por meio de suas múltiplas determinações. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a análise de dados estatísticos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados desta pesquisa evidenciam que houve uma expansão significativa de cursos e programas de pós-graduação na UERN, expansão essa que ocorreu para além do município sede da instituição, chegando a outras localidades do Estado do RN e promovendo a interiorização da pós-graduação. Registrase, no entanto, uma grande expansão dos mestrados acadêmicos e uma grande concentração de programas classificados como conceito 3 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que pode representar uma limitação dessa política expansionista de pós-graduação nacional. Apesar disso, a pós-graduação no âmbito da UERN contribuiu para a consolidação da instituição enquanto universidade que articula o tripé “pesquisa, ensino e extensão” com a formação de mestres e doutores em diferentes áreas do conhecimento, além de contribuir com a melhoria de aspectos sociais nas regiões onde está localizada.

Presidente - 189.306.895-15 - ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO - UFRN
Externo à Instituição - ALLAN SOLANO SOUZA - UERN
Interno - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO
Interno - 1458867 - GILMAR BARBOSA GUEDES