Banca de DEFESA: FLÁVIA LARYSSA GONZAGA RABELO

DISCENTE : FLÁVIA LARYSSA GONZAGA RABELO
DATA : 26/08/2021
LOCAL: Webconferência

Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães

Inclusão Escolar. Relação Família-Escola. Mães.

O presente estudo teve como objetivo analisar a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na escola, evidenciando fatores envoltos nas relações entre mãe, criança e adolescente com deficiência e a escola. Para tal, define-se a abordagem do estudo como qualitativo, no qual se utilizou a metodologia de história oral temática. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado com cinco mães de crianças e adolescentes com deficiência, e os resultados foram construídos por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As categorias que emergiram nessa exploração foram: a) o impacto inicial do filho com deficiência na vida da mãe; b) a inclusão da criança e do adolescente com deficiência na escola. Os resultados apontaram que os contextos nos quais as mães estão inseridas e suas vivências pessoais influenciaram a forma como cada uma percebeu e se reorganizou ao descobrir a deficiência do filho, o que nem sempre fez com essa fosse atrelada a aspectos negativos. Sobre encontrar uma escola para seus filhos, apenas uma mãe não recebeu negativa de matrícula, mas foi comum o ato para com as outras mães e seus filhos, o que indica a persistência de práticas de exclusão dessas pessoas da escola regular. Sobre as relações estabelecidas entre as crianças e os adolescentes com deficiência e a escola, as mães se mostram satisfeitas com o aspecto de socialização, pois seus filhos conseguiram estabelecer boas relações, principalmente com seus pares. No entanto, essas demonstraram ter uma visão ampla da inclusão, não a reduzindo à socialização e assumindo uma posição de acompanhamento e cobrança com a escola quanto ao desenvolvimento da aprendizagem de seus filhos. A necessidade de flexibilização, o planejamento individualizado e uma avaliação diagnóstica que identifique os ganhos e as necessidades de aprendizagem se destacaram entre as demandas das mães. Concluiu-se que a situação de privilégio socioeconômico e a alta escolaridade das mães podem estar relacionadas com uma maior participação política na busca pelos direitos de seus filhos, à mobilização das redes sociais de apoio as quais fazem parte, e à participação e cobranças ativas nas escolas de seus filhos.

Externa ao Programa - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA