Banca de DEFESA: JAISE DO NASCIMENTO SOUZA

DISCENTE : JAISE DO NASCIMENTO SOUZA
DATA : 22/07/2021
LOCAL: Webconferência

CORPO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM DIÁLOGO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Corpo; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Inclusão escolar; Formação docente.

As políticas de inclusão do Brasil, a exemplo da Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ampliaram o debate acerca da garantia de direitos e do processo de inclusão escolar desses indivíduos ao sistema regular de ensino. No entanto, há evidências, na literatura, que esse movimento ainda enfrenta muitos desafios, sendo um dos mais graves a precariedade na formação dos professores para atuarem numa perspectiva inclusiva, com reflexo na execução de práticas pedagógicas que ainda compreenderem o corpo separado do sujeito. Considerando o exposto nosso estudo se desenvolveu objetivando analisar a relação entre corpo e aprendizagem no processo de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil. Desse objetivo geral desdobraram-se os seguintes específicos: a) Identificar trabalhos acadêmicos nacionais e em língua portuguesa que tratam da relação corpo e aprendizagem da criança com TEA, produzidos entre 2012 e 2020; b) Identificar a concepção de professores da Educação Infantil sobre inclusão escolar, corpo e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista; c) Avaliar a relação entre corpo e aprendizagem de crianças com TEA na percepção de professores da Educação Infantil; d) Aplicar uma proposta de formação continuada com ênfase na relação corpo aprendizagem de crianças com TEA. Dentre os autores que recorremos para consecução dos objetivos desta pesquisa estão os trabalhos desenvolvidos por Mantoan (2003); Mendes (2006) Magalhães (2007) sobre diversidade e inclusão escolar; Nóvoa (2009); Favoretto; Lamônica (2014) sobre formação de professores; Schuwartzman (2003); Nunes; Azevedo; Schmidt (2013); Fernandes (2008) acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destacamos ainda os estudos de Merleau-Ponty (2006); Gaya (2006); Nóbrega (2005) e Freire (2011) onde encontramos subsídios para fundamentar nossas discussões sobre a relação corpo e aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, onde adotamos a técnica de Grupo Focal combinada com entrevistas individuais para obtenção de dados. Já o tratamento dos dados das entrevistas semiestruturadas foi feito a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016). Participaram desta investigação 05 professoras da Educação Infantil da rede municipal de Parnamirim/RN que tinham regularmente matriculadas em suas turmas crianças diagnosticadas com TEA, e da formação proposta via Google Meet, 20 pessoas entre professores, equipe gestora e representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim/RN. Os resultados apontam para a ausência de vivências coletivas e de espaços destinados a formação continuada para a construção de saberes a partir da ação reflexão no fazer docente, desconhecimento dos professores acerca do TEA, e a presença marcante de concepções que não valorizam o corpo da criança no processo educativo por ainda o enxergarem apenas como um corpo físico. Consideramos que, a compreensão do corpo e da aprendizagem na educação faz-se indispensável ao desafio da inclusão escolar de estudantes com TEA na escola regular, e neste cenário investir na formação do professor, remota ou presencialmente continua sendo essencial.

Interna - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Externa à Instituição - GRACIELE MASSOLI RODRIGUES - USJT